Contabilizar diferenças cambias do Gerenciador de Reconciliação

Se a opção Gerar diferença estiver configurada para um Perfil de alocação, o Gerenciador de reconciliação gerará e contabilizará transações de perdas e ganhos de câmbio realizadas, quando necessário. Por exemplo, se os valores da moeda de transação conciliarem nas transações reconciliadas, mas os valores da moeda base não conciliarem. Consulte Contabilizar diferenças de câmbio realizadas e não realizadas.

A moeda para balanceamento é escolhida no campo Valor a ser usado em Perfil da reconciliação. Por exemplo, se Usar moeda da transação for escolhido aqui, os valores da moeda da transação devem balancear e o sistema gerará transações de perdas ou ganhos para balancear os valores da moeda base, se necessário.

Duas transações de perdas ou ganhos de câmbio são contabilizadas. Uma é contabilizada na conta de perdas ou ganhos realizados que é escolhida para a Conta de reconciliação e a outra é contabilizada na conta de origem da transação.

Análise da transação de diferença cambial

Os códigos de análises de transação que são configurados nas transações de diferenças cambiais são determinados de diferente maneiras, dependendo de:

  • como as transações são reconciliadas - manual ou automaticamente
  • se uma única ou várias transações de crédito ou débito estão sendo conciliadas.

Reconciliação manual

Se o Gerenciador de Reconciliação estiver sendo usado para conciliar transações de crédito e débito únicas em uma única conta e uma contabilização de diferença cambial for necessária, os códigos de análise para ambas as transações de diferenças cambiais são consideradas a partir da transação no par conciliado que tiver o menor valor base.

Se o Gerenciador de Reconciliação estiver sendo usado para conciliar vários créditos e débitos em uma única conta, o formulário Alocação manual do razão - Códigos de análise será exibido. Isso permite a inserção os códigos de análises necessários para contabilizar as transações de diferenças cambiais nas contas de origem e de ganhos/perdas de câmbio. Os códigos de análise disponíveis para entrada neste formulário são determinados pelo Plano de contas (COA) e Configuração do razão (LES).

Reconciliação automática

Se o recurso de Reconciliação automática estiver sendo usado, o Gerenciador de Reconciliação deve poder determinar automaticamente os códigos de análises que devem ser usados em quaisquer transações de diferenças cambiais necessárias.

O sistema deriva um conjunto de códigos de análises default das transações reconciliadas. Esses códigos default são derivados de maneiras diferentes, dependendo de quantas transações estão sendo reconciliadas e da configuração Valores de consolidação do Perfil da reconciliação, da seguinte forma:

  • Se o Gerenciador de Reconciliação estiver sendo usado para conciliar automaticamente transações de crédito e débito únicas em um única conta e o sinalizador Valores de consolidação não estiver selecionado no Perfil de reconciliação, os códigos de análise default para ambas as transações de diferenças cambiais são considerados a partir da transação no par conciliado que tiver o menor valor base.
  • Se Gerenciador de Reconciliação estiver sendo usado para conciliar vários débitos e créditos em uma única conta e o sinalizador Consolidar valores não estiver configurado, solicitada a inserção da análise nas contas de perdas/ganhos e de origem.
  • Se o Gerenciador de Reconciliação estiver sendo usado para conciliar automaticamente vários débitos e créditos em uma única conta e o sinalizador de Valores de consolidação estiver selecionado, as transações de débitos e créditos reconciliadas são consolidadas. Os códigos de análises default são considerados a partir do grupo de transações de débitos e créditos com o menor valor consolidado. Os códigos de análises default são copiados da transação nesse grupo que tiver o maior valor.

Uma vez que os códigos de análises default tenham sido determinados, são substituindo quaisquer códigos de análise que tenham sido definidos em Perfil de reconciliação. É possível substituir os códigos default separadamente para as duas contabilizações de diferenças cambiais, para a conta de origem e para a conta de ganhos e perdas.

Nota:  É possível definir essas substituições de códigos de análises somente se a opção Diferença cambial por conciliação estiver definida no perfil. Se a opção Diferenças cambiais por conciliação não estiver definida, todas as perdas e ganhos são consolidadas e o saldo contabilizado nas contas de perdas/ganhos e de origem.