Gerar transações no Gerenciador de Reconciliação
O Gerenciador de reconciliação permite inserir e contabilizar transações de lançamento como parte do processo de alocação. Ele fornece dois comandos muito semelhantes para essa tarefa: e . Em cada um dos casos, o formulário Reconciliação - Gerar é exibido ao inserir os detalhes de transação de contrapartida para balancear a transação gerada. Por exemplo, é possível especificar a conta na qual a transação de contrapartida será contabilizada.
Use
para inserir uma nova transação com base nos detalhes de uma transação existente. Por exemplo, em uma conta de fornecedor, talvez seja necessário gerar uma transação para registrar o valor de postagem e embalagem não incluído originalmente em uma fatura de transação. A conta de contrapartida para a transação gerada poderá ser a conta de despesas com postagem e embalagem.A transação gerada pode ter o mesmo sinal que o da transação de origem ou o sinal oposto, dependendo do perfil de alocação usado. Para determinar o sinal da transação gerada, é preciso configurar o sinalizador Conciliar com mesmo sinal em Perfis de reconciliação (RCP), como segue:
- Se configurado como Sim, ao selecionar para uma transação na janela de origem, o sistema criará uma transação na outra janela com o mesmo sinal que o da transação de origem.
- Se configurado como Não ou Não se aplica e for selecionado, uma transação será gerada com o sinal oposto.
Use
para contabilizar uma transação com o valor necessário para balancear a reconciliação. Por exemplo, se o valor de um pagamento em moeda base não balanceia exatamente com a fatura correspondente devido a diferenças de taxa de câmbio, configura automaticamente o valor de lançamento necessário para balancear a alocação na moeda base. A conta de contrapartida para o saldo gerado nesse exemplo poderá ser a conta de ganhos e perdas de câmbio.