Executar o Gerenciador de Reconciliação

O Gerenciador de reconciliação (RCM) é usado para reconciliar ou conciliar dois conjuntos de transações. Os dois conjuntos podem advir da mesma unidade de negócios, de outras unidades de negócios ou, caso vários bancos de dados estejam sendo usados, podem advir de outros bancos de dados do SunSystems. Os perfis do Gerenciador de Reconciliação múltiplo podem ser executados simultaneamente por usuários diferentes na mesma unidade de negócios, assim como unidades de negócios diferentes. Entretanto, não é possível reconciliar a mesma informação transacional na mesma unidade de negócios, portanto, é preciso garantir que os perfis de reconciliação e as contas de reconciliação não contenham as mesmas informações. Antes de executar uma reconciliação:

Os seguintes passos são necessários para executar uma reconciliação:

  1. Selecione o Gerenciador de reconciliação (RCM).
  2. Insira os requisitos de reconciliação no formulário Reconciliações - Selecionar e clique em OK. Consulte Selecionar transações para reconciliação.
  3. No menuAção, selecione Extrair para extrair as transações e exibi-las no formulário 'Reconciliações'. Consulte Conhecer listas de transações de reconciliação.
  4. É possível classificar as transações em qualquer das grades da janela, caso necessário.
  5. Para realizar uma reconciliação automática, selecione Auto-reconciliar no menu Ação. A caixa Reconciliação completa é automaticamente definida em qualquer transação em cada conjunto que atenda aos critérios de conciliação.
    Se houver quaisquer transações duplicadas em qualquer grade de transação, elas serão ignoradas pelo processo de reconciliação, a menos que a opção Consolidar valores esteja configurada para o perfil de reconciliação. Uma mensagem será exibida se forem localizadas transações duplicadas e a caixa Duplicar será definida para identificar tais transações.
  6. No menu Ações, selecione Localizar para localizar uma transação específica. Consulte Localizar transações no Gerenciador de Reconciliação.
  7. Para reconciliar transações manualmente, marque ou desmarque a caixa Reconciliação completa à esquerda de uma transação em cada conjunto de transações para reconciliar ou não reconciliar a transação.
    Ao marcar (ou desmarcar) a caixa de seleção Reconciliação completa, a transação não é imediatamente marcada (ou desmarcada) para reconciliação. Para assegurar que a seleção seja aplicada, clique em outro registro de transação nas duas grades e verifique se o total relevante na parte superior do formulário está corretamente ajustado à sua seleção.
  8. Para reconciliar parte de uma transação, consulte Dividir transações no Gerenciador de Reconciliação.
  9. Para gerar uma transação, consulte Gerar transações no Gerenciador de Reconciliação.
  10. Para imprimir os conteúdos das grades de transações, selecione Relatório no menu Ações. Consulte Emitir relatório de transações reconciliadas.
  11. No menu Ação, selecione Contabilizar para salvar os resultados de reconciliação.
    Se as transações reconciliadas, ou seja, se os totais de reconciliação exibidos na parte superior do formulário forem os mesmos, as transações serão passadas para o Importação do razão para validação e contabilização.

    Se quaisquer avisos de validação forem identificados, haverá a opção de imprimir o relatório de Validação de importação do razão ou de continuar com o processo de contabilização. Se quaisquer erros forem identificados, o relatório de Validação de importação do razão será gerado e o processo de contabilização será interrompido. Consulte Conhecer os resultados de validação da importação do razão.

    Se a ação Ocultar tiver sido selecionada antes de reconciliar as transações manual ou automaticamente, as transações reconciliadas serão removidas da lista automaticamente. É possível selecionar Exibir, do menu Ação, para voltar a exibi-las.