O que é o Gerenciador de Reconciliação?

O Gerenciador de Reconciliação (RCM) oferece o recurso para conciliar e reconciliar transações nos razões do SunSystems automaticamente, de acordo com critérios de conciliação predefinidos ou manualmente.

O Gerenciador de reconciliação permite reconciliar transações em contas diferentes. Por exemplo, reconciliar transações que são exibidas em duas contas entre empresas correspondentes.

Graças à sua versatilidade, o Gerenciador de Reconciliação pode ser usado de várias formas, entre elas:

  • reconciliação bancária
  • reconciliação entre empresas
  • conciliação de pagamento cliente/fornecedor.

O Gerenciador de reconciliação concilia e, em seguida, reconcilia dois conjuntos de transações de acordo com uma série predefinida de critérios de conciliação. Os dois grupos de transações são definidos como contas de reconciliação separadas. Os critérios de seleção e conciliação são definidos em um perfil de reconciliação.

O Gerenciador de reconciliação pode reconciliar as transações automaticamente, usando os critérios de conciliação e também permite reconciliar as transações manualmente. Isso é muito útil para as reconciliações de um grande número de transações, porque será possível reconciliar automaticamente todas as conciliações óbvias e, em seguida, verificar os resultados manualmente e fazer qualquer outra reconciliação. Consulte Como funciona a reconciliação automática?

Por exemplo, se o Gerenciador de Reconciliação for usado para realizar uma reconciliação bancária, será possível reconciliar automaticamente as contabilizações da conta bancária com os detalhes do demonstrativo bancário conciliando o valor e número de referência. Em seguida, será possível reconciliar manualmente qualquer transação adicional, por exemplo, os encargos bancários.

Os três passos da reconciliação

Há três fases para configurar e executar o Gerenciador de reconciliação:

  1. Defina o perfil de reconciliação para identificar um requisito de reconciliação e determinar os critérios de seleção da transação. Consulte Configurar perfis de reconciliação.
  2. Defina duas contas de reconciliação para identificar os dois conjuntos de transações a serem reconciliados. Consulte Configurar contas de reconciliação.
  3. Execute o Gerenciador de reconciliação usando o perfil de reconciliação para conciliar e reconciliar as transações. Consulte Executar o Gerenciador de Reconciliação.
Nota:  os dois primeiros passos são necessários somente uma vez para um requisito de reconciliação.

Gerenciador de reconciliação

O Gerenciador de reconciliação permite:

  • conciliar itens automaticamente e manualmente.
  • gerar um lançamento para qualquer entrada de balanceamento necessária, como ganhos e perdas de câmbio ou encargos bancários.
  • dividir valores.
  • emitir um relatório de 'Reconciliação'.
  • contabilizar as reconciliações.