O que são hierarquias de análise?

As hierarquias de análise permitem dividir os códigos de análise de uma dimensão em grupos lógicos. Isso possibilita um segundo e mais elevado nível de análise para fins de geração de relatórios. Dessa forma, a análise pode ser capturada em um nível mais baixo, agilizando a entrada de dados, e agrupada e resumida em um nível mais alto.

A flexibilidade de agrupar códigos em uma hierarquia reside no fato de que os códigos de análise de um grupo não precisam estar em faixas numéricas seqüenciais.

Nota:  As hierarquias de análise são desenvolvidas para uso futuro e estão restritas a esta versão do software para a funcionalidade de relatório, dependente da criação de visualizações personalizadas. Em vez disso, as subdimensões do relatório financeiro devem ser usadas com o propósito de refinar os 'Códigos de análise' selecionados em análises, demonstrativos e tabelas financeiras.

Um exemplo

O exemplo de área de vendas, usado para ilustrar o uso das dimensões e dos códigos de análise, pode ser estendido para explicar como as hierarquias são usadas. Analisar vendas por região é um requisito comum; portanto, os códigos de análise de áreas de vendas podem ser agrupados em regiões de vendas para fins de emissão de relatórios. Esse requisito é ilustrado da seguinte forma:

Dimensão de análise Códigos de análise de área de vendas Região de vendas
Área de vendas NTH - Área norte do RU RU - Reino Unido
STH - Área sul do RU RU - Reino Unido
FR - França EU - Europa
ALE - Alemanha EU - Europa
IT - Itália EU - Europa
US - EUA EUA - Estados Unidos
HK - Hong Kong PA - Pacífico
AU - Austrália PA - Pacífico

Você poderá especificar um código para cada região dentro do código de área de vendas, criando códigos compostos para cada combinação específica. Por exemplo, crie uma área de vendas denominada PAAU para a Austrália. Com base nessa área, você poderá usar os editores de relatórios do SunSystems para emitir relatórios separados sobre esse elemento do código. No entanto, quando esse método é utilizado, as regiões de vendas são reorganizadas e os códigos de análise tornam-se imprecisos.

Uma perspectiva mais flexível é usar uma 'hierarquia de análise' para definir os relacionamentos existentes entre os códigos de áreas de vendas e os códigos de regiões de vendas.

Com o uso da hierarquia, apenas o código de área de vendas precisa ser referenciado nas transações do razão relacionadas a vendas. A região de vendas é obtida da área de vendas com base na hierarquia.

Um relatório de vendas pode apresentar dois níveis: um no qual cada área de vendas é mostrada em separado dentro da região; e outro que mostra o total de vendas de cada região, como, por exemplo, os totais relativos ao Reino Unido ou à Europa.

Se as áreas de vendas forem reorganizadas em diferentes regiões de vendas, a hierarquia da região de vendas poderá ser alterada para refletir a nova estrutura sem que os códigos de análise precisem ser modificados. Os códigos de análise referenciados nas transações existentes continuarão corretos, pois não incluirão um código de região e poderão ser automaticamente analisados na nova estrutura regional de emissão de relatórios.

Configurar hierarquias de análise é simples: basta executar algumas tarefas extras durante a definição de dimensões e códigos de análise.

Hierarquias múltiplas

Os códigos de dimensão de análise podem pertencer a várias hierarquias, permitindo que muitos requisitos de geração de relatórios utilizem a mesma base de códigos de análise. Por exemplo, você pode ter uma dimensão de análise contendo todos os seus produtos e deseja emitir relatórios por categoria de produto e por tamanho de produto.