Como são digitados os códigos de análise

Digitar códigos de análise em entidades estáticas

Quando você cria uma nova conta, um novo ativo ou outro tipo de dados estáticos analisáveis, o sistema solicita as informações dos códigos de dimensão de análise necessários. Clique em Consultar para exibir uma lista de códigos disponíveis em cada dimensão.

Os códigos de análise para os quais o sistema solicita sua confirmação estão definidos em Estrutura de análise (ANS).

Digitar códigos de análise nas transações

Quando você digita um tipo de transação analisável, por exemplo, usando a opção 'Entrada do razão (LEN)', o sistema solicita a entrada das dimensões de análise necessárias e você pode usar o botão Consultar para escolher o código apropriado.

As dimensões de análise necessárias são determinadas pelas dimensões de análise atribuídas a uma entidade analisável em Estrutura da análise (ANS). Em transações do razão apenas, as dimensões também são determinadas por:

  • o tipo da transação que está sendo contabilizada, conforme determinado pelo tipo de lançamento.
  • a conta na qual a contabilização é feita.

A opção Tipos de lançamento (JNT) permite especificar as dimensões de análise necessárias e a ordem em que elas aparecerão no formulário de entrada do razão para um tipo específico de entrada de lançamento.

A opção Plano de contas (COA) permite especificar as dimensões de análise necessárias para uma conta específica. A especificação do 'Plano de contas' substitui a seleção de 'Tipo de lançamento'.

Digitar códigos sem validação

Ao criar dimensões de análise, você pode optar por não validar os códigos de análise para essa dimensão quando eles forem digitados nas transações. Isso permite registrar análises que não foram predeterminadas. Por exemplo, se você quiser registrar um código de referência ou um número de apólice. Essa opção não estará disponível se você estiver usando uma tabela de análise, que é sempre validada.

Alterar análises

É possível, a qualquer momento, alterar códigos de análise digitados para entidades de dados estáticos, simplesmente atualizando os códigos de análise nos dados estáticos. Por exemplo, você pode usar Plano de contas (COA) para alterar os códigos de análise em uma conta do razão. Lembre-se, entretanto, de que essas alterações significam que os relatórios de períodos anteriores poderão fornecer resultados discrepantes.

Você pode alterar os códigos de análise digitados nas transações do razão usando Alocação de conta (ACA), contanto que o sinalizador Alterar na alocação de conta esteja definido para a dimensão de análise em Dimensões de análise (AND). Use o Gerenciador de Usuários ou o Console de Segurança para determinar quem pode alterar esses códigos de análise.

Nota:  Não é possível alterar análises em transações concluídas do Gerenciamento de Pedidos.