Qual tipo de análise é necessário?
Quando você implementa o SunSystems, o passo mais importante é decidir quais serão seus requisitos de dimensão de análise. Compreender e usar os recursos de análise melhorarão muito a qualidade das informações e a emissão de relatórios disponíveis no seu sistema.
Vale a pena considerar suas necessidades de análise. Identifique seus requisitos de informação e de emissão de relatórios logo no início do processo de planejamento; crie a estrutura de análise com base nessas necessidades.
Você deverá decidir se a análise estática ou a análise transacional oferece as informações necessárias da forma mais eficiente.
Por exemplo, se você quiser emitir relatórios sobre o desempenho de vendas por área, comece definindo uma dimensão de análise chamada 'Área' e, em seguida, configure todos os códigos de áreas de vendas para essa dimensão. Você terá, então, duas possibilidades para aplicar essa análise. Você poderá analisar os dados estáticos inserindo o código de área apropriado em cada conta e em cada cliente do razão. Como alternativa, você poderá obter o mesmo resultado analisando todas as transações do razão relacionadas a vendas e inserindo um código de área para cada contabilização relativa a vendas. Os dois métodos possibilitam a emissão de relatórios de desempenho de vendas por área.
É importante entender a diferença entre esses dois tipos de análise.
- a primeira alternativa, analisar as contas do razão, é um exemplo de 'análise estática'. Cada conta do razão tem apenas um código de área de vendas. Isso significa que você deverá criar uma conta de vendas específica para cada área de vendas e contabilizar as transações do razão para a conta de vendas da área de vendas apropriada. Com esse método, cada contabilização feita em uma conta será referente à mesma área de vendas, e você terá acesso instantâneo ao total por área de vendas porque esse será o saldo da conta. Entretanto, se houver muitas áreas de vendas ou se elas se mudarem com freqüência, você poderá criar um grande número de contas desnecessariamente.
- a segunda alternativa, analisar as transações do razão, é um exemplo de 'análise transacional'. Você tem uma única conta de vendas e, a cada contabilização feita nessa conta, você insere a área de vendas apropriada como um código de análise. A qualquer momento, o sistema permite visualizar o valor total de vendas, que corresponde ao saldo da conta. Para obter o total de vendas por área, você também poderá usar o filtro de consulta e de emissão de relatórios para analisar as contabilizações relativas a uma área de vendas específica.