Análise de dados estáticos e de transação

Os códigos de análise global podem ser atribuídos a tipos de dados estáticos, como, por exemplo, contas do razão, ativos e depósito. Eles também podem ser atribuídos a tipos de dados de transação, como, por exemplo, transações do razão, faturas de compra, pedidos de venda, movimentos de estoque etc.

Análise de dados estáticos

Você pode analisar vários tipos de dados estáticos, incluindo contas do razão, ativos, clientes, fornecedores, depósitos, itens e empregados. As informações mantidas para essas entidades dificilmente mudam.

As dimensões de análise atribuídas a qualquer uma dessas entidades conterão, em geral, informações relativamente estáticas. Por exemplo:

  • você pode atribuir uma dimensão de análise de local a um ativo ou depósito porque o local não muda ou dificilmente muda.
  • você pode atribuir uma dimensão de análise de grupo de produtos a cada item de produto que sempre pertença a um grupo.

Esses códigos de análise são inseridos quando o item de dados é definido e podem ser alterados a qualquer momento. Por exemplo, quando você define uma nova conta do razão em Plano de contas (COA), o sistema solicita a entrada dos códigos de análise necessários.

Nota: Os códigos de análise necessários para cada entidade são definidos em Estrutura de análise (ANS).

Análise transacional

As entidades de transação analisáveis compreendem as transações do razão, transações de pedidos de compra e de venda, transações de fatura de compra e de venda e movimentos de estoque.

Até dez dimensões de análise podem ser atribuídas a cada entidade analisável. Você tem a liberdade de alocar as dimensões que achar necessárias, independentemente de onde elas possam ser usadas no sistema. Nas transações do razão, as dimensões de análise são obrigatórias ou opcionais, dependendo do tipo de transação (e do tipo de lançamento ou conta). Em todas as demais transações e movimentos, todas as dimensões de análise definidas são obrigatórias.

As transações são constantemente inseridas no sistema, e cada uma contém dados diferentes, incluindo códigos de análise específicos para as dimensões de análise necessárias. Por exemplo, ao atribuir dimensões de análise de centro de custo e departamento às transações do razão, você pode digitar um centro de custo e um código de departamento específicos em cada transação inserida.

Ao usar o Gerenciamento de Pedidos do SunSystems use a função Mapeamento de análise para incluir automaticamente códigos de análise de transação nas transações de venda ou de compra do Gerenciamento de Pedidos contabilizadas no Financeiro. Isso permite combinar o uso de análise estática e transacional para obter o refinamento da análise de transação, sem a necessidade de inserir dados. Por exemplo, você pode atribuir um código de análise estática a cada cliente, identificando a área de vendas e, depois, mapear essa dimensão de análise para uma dimensão de análise de transação do razão. O código da área de vendas será automaticamente transferido para as transações contabilizadas no razão.