Contabilizações entre empresas
Você pode tratar suas transações entre empresas de várias formas. É possível escolher tratar cada contabilização do modo mais conveniente a seus requisitos de negócios e necessidades de relatórios.
Transações entre empresas
Você pode configurar contas entre empresas em seu plano de contas para registrar as transações entre empresas. Elas podem ser contas de cliente, de fornecedor ou de terceiro. Se você negocia com subsidiárias ou outras companhias dentro do seu grupo, pode usar Pagamento bancário de fornecedor (PYR) e Cobrança bancária de cliente (PYC) para levantar pagamentos e recebimentos.
Saldos entre empresas
É possível cobrar juros sobre saldos entre empresas devidos a você. Você pode usar uma conta memo para adicionar juros aos saldos pendentes e então contabilizá-los na unidade de negócios relevante.
Cobranças da matriz
A matriz pode querer cobrar uma taxa administrativa das subsidiárias, por período. Você pode usar Alocações corporativas para calcular e distribuir cobranças pelas unidades de negócios ou razões. É provável que isso faça parte dos seus procedimentos de contabilidade de fim de período padrão.
Cobrar gastos
Uma unidade pode comprar mercadorias ou serviços que são usados por toda a empresa. O SunSystems possibilita que você trate essas transações de várias maneiras:
- dividir o valor na entrada do razão e contabilizar valores para suas contas entre empresas usando predefinições de lançamentos.
- contabilizar o valor total para sua conta de compra e redistribuí-lo usando as funções disponíveis em Alocações corporativas, uma vez que os bens/serviços tenham sido distribuídos. Você pode contabilizar o valor alocado em contas entre empresas ou diretamente nas contas de gastos das unidades de negócios.
- contabilizar o valor para uma única conta de compras e gastos usando análise global, para registrar como os valores são usados pelas unidades da companhia. Esse seria um modo de tratar cada empresa dentro do grupo como um centro de custos dentro de um único razão. Isso pode ser interessante se você tiver uma função contábil centralizada.
- você pode optar por manter uma função de compra central e exportar dados através das unidades de negócios com base em uma análise para conceder a cada unidade acesso a recursos completos de relatório e consulta aos dados.