Que métodos de entrada de lançamento estão disponíveis?

Os lançamentos são usados para registrar transações de ativo e do razão. Os lançamentos podem ser inseridos no sistema das seguintes formas:

  • digitados manualmente on-line
  • importados de um sistema externo
  • gerados automaticamente por outra função do SunSystems

Inserir lançamentos manualmente

Um lançamento pode ser inserido manualmente no SunSystems. O formulário de entrada de transação principal é Entrada do razão (LEN). Ele oferece recursos poderosos e sofisticados que permitem inserir lançamentos rápida e facilmente. O tipo de lançamento que você deseja inserir é determinado por um tipo de lançamento que pode ser definido pelo usuário.

O tipo de lançamento é usado para adequar a aparência do formulário Entrada do razão e as regras de validação aos requisitos do lançamento específico. Crie qualquer número de tipos de lançamento para atender às necessidades diferentes.

Por exemplo, use um tipo de lançamento para recebimentos de moeda local e outro para dinheiro recebido em outras moedas quando os detalhes de moeda adicionais forem necessários.

As predefinições de lançamento podem ser usadas para predefinir alguns ou todos os detalhes de transação de lançamento para um lançamento inserido manualmente. Isso pode agilizar o processo de entrada de lançamento e assegurar que as informações corretas tenham sido inseridas em cada transação de lançamento.

Importar lançamentos

Os lançamentos podem ser criados fora do SunSystems, por exemplo, por outro programa, e importados para o Financeiro do SunSystems. A Importação do razão (LIM) é usada para carregar, validar e contabilizar esses lançamentos. A origem das transações pode variar. Elas podem ser geradas por outra unidade de negócios do Financeiro do SunSystems, pelo Gerenciamento de Pedidos do SunSystems, outro programa ou um aplicativo interno.

As transações são validadas antes de serem aceitas no razão. As transações não validadas são rejeitadas e não são importadas.

Lançamentos gerados automaticamente

Há várias funções do Financeiro do SunSystems que automaticamente geram e contabilizam lançamentos. São elas:

  • Execução de alocação corporativa (CAL), parte do recurso Alocações corporativas, que gera contabilizações para realocar custos e receita de acordo com as regras predefinidas. Esses lançamentos são contabilizados pela Importação do razão.
  • Execução de pagamento bancário de fornecedor (PYR), que calcula e limpa o saldo devido das contas selecionadas. Esta função gera contabilizações para contas de fornecedor/a pagar e para a conta bancária. Além disso, gera transações para contabilizar qualquer desconto de liquidação permitido.
  • Cobrança bancária de cliente (PYC), que opera de forma semelhante à função Pagamento bancário de fornecedor. Ela limpa o saldo devido das contas selecionadas de cliente/a receber. E gera contabilizações para as contas de cliente/a receber e para a conta bancária.
  • Anulação de pagamento (PYV), que reverte os lançamentos dos pagamentos anulados selecionados.
  • Reavaliação do razão (LER), que gera transações de contabilização de ganhos e perdas não realizados. Esse processo relata e/ou contabiliza a diferença que gera para as contas de ganhos/perdas de moeda.
  • Alocações de conta (ACA) e alocação on-line na Entrada do razão, que são usadas para conciliar manualmente as transações de crédito e débito. O desconto de pagamento e os ganhos/perdas de câmbio que surgem durante este processo são contabilizados nas contas identificadas.
  • Conciliação automática (TRM) e Gerenciador de Reconciliação (RCM), que conciliam as transações de crédito e débito selecionadas. O desconto de pagamento e os ganhos/perdas de câmbio que surgem durante este processo são contabilizados nas contas identificadas.
  • Alienação de ativo (FAD), que aliena os ativos e contabiliza os lançamentos de alienação.
  • Cálculo de depreciação (FDC), que calcula e contabiliza lançamentos de depreciação dos ativos selecionados.