Que controles de validação se aplicam a entradas do razão?
Todas as transações do razão são totalmente validadas antes de serem contabilizadas no razão. O SunSystems aplica amplos controles de validação que podem ser divididos em três tipos:
- verificações de integridade do razão e dos dados.
- verificações de controle contábil definidas pelo usuário.
- verificações de regra de negócios e validação de dados complexos.
Verificações de integridade do razão e dos dados
Estes são os controles de validação genéricos que se aplicam a todas as entradas do razão e sempre são executados:
- Controles de dados padrão - todos os campos são verificados por valores 'sensíveis', sempre que possível. Os campos de data e valor são verificados quanto aos formatos corretos (que são definidos como parte da configuração de unidade de negócios).
- Regras de contabilização - até quatro valores podem ser inseridos em cada transação, e as regras de contabilização são usadas para determinar os valores obrigatórios, opcionais, que podem ou não ser calculados, etc. As regras default são definidas para uma unidade de negócios e podem ser substituídas pelo tipo de lançamento.
- Controles de balanceamento - cada lançamento deve ser balanceado na moeda base e por período. Você pode optar por balancear lançamentos por outras moedas, por exemplo, moeda de transação, e por um outro campo selecionado, por exemplo, referência de transação.
- Controles de data e período - todos os lançamentos devem fazer referência a períodos e datas contábeis válidos e você pode controlar os períodos abertos.
- Controles de moeda - você pode determinar os valores de moeda obrigatórios ou opcionais, os tipos de taxas de conversão que serão usados, e aplicar verificações de tolerância para mudanças de taxas, etc.
Verificações de controle de análise e contabilidade definidas pelo usuário
Além dos controles padrão, você pode atribuir outras regras de validação mais sofisticadas usando funções padrão do Financeiro:
- Controles de conta - usando predefinições de lançamento, você pode controlar o tipo de conta que é indicado em um lançamento, por exemplo, para assegurar que uma fatura seja contabilizada apenas em contas de cliente/a receber, de fornecedor/a pagar ou de terceiros.
- Controles de análise - você pode determinar que dimensões e códigos de análise podem ser atribuídos a tipos de lançamento e/ou contas em particular.
- Controles orçamentários - verificações de compromisso e orçamento flexíveis podem ser definidas para monitorar e controlar gastos.
Verificações de regras de negócios complexas
O Gerenciador de Processos do SunSystems pode ser usado para aplicar validações adicionais mais complexas às entradas do razão. Por exemplo, tabelas de decisão podem ser usadas para definir relações entre itens de dados e valores válidos baseados em uma combinação de fatores. Por exemplo, vários fatores podem determinar quando um código de análise é necessário para uma conta.