Controlar o acesso ao recurso 'Entrada do razão'
Utilize o Console de Segurança ou o Gerenciador de Usuários para controlar o acesso à Entrada do razão (LEN) e às ações nela disponíveis.
Cada lançamento inserido em SunSystems tem um número de identificação exclusivo, que fornece uma trilha de auditoria. O número do lançamento é gerado quando as transações são contabilizadas. Transações geradas automaticamente por SunSystems adotam o próximo número de lançamento disponível.
O ID do operador da pessoa que contabilizou o lançamento pode ser registrado como parte das informações do lançamento. Três opções Forçar a origem de lançamento estão disponíveis em Configuração do razão (LES) para determinar a entrada do ID de operador, que também é chamada de origem de lançamento:
- o ID de operador pode ser digitado manualmente cada vez que um lançamento é criado.
- o ID de operador da pessoa que digitou o lançamento pode ser registrado automaticamente.
- o ID de operador da pessoa que contabilizou o lançamento pode ser registrado automaticamente.
Validação de transações pelo supervisor
Até a contabilização de um lançamento, todos os detalhes da transação podem ser alterados ou excluídos. Se quiser adicionar um procedimento separado para validar lançamentos que foram digitados, você pode usar o arquivo de retenção de lançamento para salvar as transações até que sejam validadas.
É possível recuperar lançamentos retidos e, uma vez aprovados, os lançamentos podem ser contabilizados. As transações retidas são tratadas como não-contabilizadas e não são, portanto, incluídas nos relatórios gerais.
Consulte Reter lançamento para contabilização posterior e Rechamar um lançamento retido, ambos na Ajuda/Guia de usuários financeiros.