Usar a conciliação automática

A Conciliação automática (TRM) permite alocar ou conciliar as transações em uma conta e automatizar o processo de alocação/conciliação. Defina dois tipos de regras para o processo de conciliação:

  • critérios de seleção - que determinam as transações escolhidas para conciliação
  • critérios de conciliação - campos que devem conciliar para que as transações sejam alocadas.

Também é possível contabilizar as alocações automaticamente ou simplesmente relatá-las. Também é possível optar por relatar:

  • transações que correspondam a seus critérios de seleção e que permanecem não conciliadas
  • todas as transações, débitos e créditos não conciliados
  • todas as transações conciliadas.
Nota: Se a verificação de gastos, estiver sendo usada, as transações serão contabilizadas durante a Conciliação automática mesmo que os orçamentos tenham sido ultrapassados.

Transações alocadas durante a Conciliação automática recebem referências de alocação de conta específica.

Como parte da Conciliação automática, qualquer desconto resultante e as transações de lucro/perda são contabilizadas no razão. Use também as Regras de negócios para definir ou validar os códigos de análise das transações geradas por esse processo. Para isso, crie um Perfil do evento que verifica se há um Código de função de Conciliação automática, e use um Ponto de chamada 00015 Preencher ou 00016 Validar análise em transações geradas pelo sistema.

  1. Especifique estas informações:
    Identificador de moeda
    O tipo de valor de moeda a ser conciliado. É possível conciliar transações por moeda base, moeda de transação ou quarta moeda. Se a conciliação for realizada por moeda de transação, os valores correspondentes da moeda base também precisam ser iguais antes da alocação. Se a diferença for gerada por perda ou ganho de câmbio, um lançamento será automaticamente gerado para contabilizar essa diferença na conta de ganho ou perda realizado. Consulte Conciliar na moeda da transação.
    Tipo de conta
    Os tipos de contas de acordo com os quais as transações serão selecionadas para conciliação.
    De/Até
    A conta ou faixa de contas a ser selecionada no tipo de conta escolhido. As transações dessas contas, correspondentes aos critérios de seleção, são consideradas para conciliação e alocação. Deixe esses campos em branco para incluir todas as contas do tipo escolhido.
    Nota: Códigos de contas fechadas ou temporárias são excluídos da Conciliação automática.
    Seleção 1-3
    Essa opção permite identificar até três critérios de seleção que devem ser atendidos antes que as transações sejam escolhidas para conciliação. Se esses três critérios forem deixados em branco, todas as transações não conciliadas das contas serão selecionadas, para períodos até o 'Período de corte' selecionado. Consulte Selecionar contas e transações para conciliação.
    De/Até 1-3
    Um código ou faixa de códigos dentro dos critérios de seleção escolhidos. Somente as transações que incluem essa faixa de códigos são selecionadas. Por exemplo: talvez você deseje restringir as transações àquelas pertencentes a uma faixa de códigos de análise.
    Critério de conciliação 1-3
    É possível selecionar até três critérios de conciliação. Os critérios selecionados determinam a base para conciliar as transações entre si. Consulte Definir os critérios de conciliação automática.
    Período de corte
    Quando o período de corte é identificado, as transações além desse período não são consideradas para conciliação. O default é selecionar o período atual como período de corte.
    Relatório de não conciliadas
    Essa opção permite determinar os detalhes da emissão de relatório necessários para as transações selecionadas, mas ainda não conciliadas após uma execução da conciliação automática. É possível escolher não emitir o relatório de transações não conciliadas, emitir apenas o relatório das transações de débito e crédito não conciliadas, apenas de débitos não conciliados ou apenas de créditos não conciliados.
    Relatório de conciliadas
    Determina se um relatório de conciliação automática identifica as transações conciliadas.
    Contabilizar transações
    Determina se as alocações, descontos resultantes e transações de ganho/perda serão contabilizados no razão. Se as contabilizações transitórias forem opcionais, será possível contabilizar as transações como transitórias ou permanentes.
    Conta de desconto de entrada
    Essa é a conta na qual será contabilizado o desconto de liquidação gerado em contas de fornecedores/a pagar, ou geradas em transações de vendas numa conta de clientes/fornecedores. Consulte Aplicar descontos na conciliação automática.
    Conta de desconto de saída
    Essa é a conta na qual será contabilizado o desconto de liquidação gerado em contas de clientes/a receber ou nas transações de compra numa conta de cliente. Consulte Aplicar descontos na conciliação.
    Tolerância de desconto
    A tolerância de desconto identifica a diferença aceitável entre o valor do desconto permitido, conforme identificado nos termos de antecipação, e o valor real de desconto aplicado. A tolerância é digitada no formulário 9999,99 para especificar uma tolerância de valor fixo, ou no formulário 999,99% para especificar o percentual de tolerância do desconto calculado. Deixe esse campo em branco se não houver necessidade de tolerância. Consulte Aplicar descontos na conciliação automática.
    Nota: O desconto se aplicará somente se as transações estiverem sendo conciliadas em contas de cliente, fornecedor ou terceiro.
    Conta de diferença realizada (ganhos ou líquido)
    Esse campo será necessário somente se a conciliação de moeda de transação for selecionada em Identificador de moeda e transações estiverem sendo contabilizadas em vez de relatadas. Ao conciliar transações com base na moeda de transação, é necessário que os valores de moeda base estejam balanceados. Consequentemente, é possível gerar ganhos/perdas. Consulte Conciliar na moeda da transação.

    Identificador de moeda também será necessário se a conciliação de moeda base for selecionada e o valor 3 ou 4 estiver definido para impor balanceamento. Ou seja, quando a opção de Balanceamento de valor de moeda estiver definida como Manual ou Automático na guia Valor 4, ou como Automático na guia Valor 3 da função Configuração de unidade de negócios.

    A configuração Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio em Configuração do razão (LES) determina o uso dessa conta. Se a Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio estiver definida como:

    • Ganhos e perdas líquidos, insira a conta de diferença realizada líquida.
    • Ganhos e perdas separadamente, insira a conta de ganhos realizados. Nesse caso, também é necessário inserir a conta de perdas realizadas no campo abaixo.
    • Somente ganhos ou Somente perdas, o efeito na conciliação automática é exatamente o mesmo de Ganhos e perdas separadamente. Portanto, insira a conta de ganhos realizados e, em seguida, insira a Conta de perdas realizadas no campo abaixo.

    Também é possível inserir um hífen '-' neste campo, para que o ganho/perda de câmbio de valor base ou reporte seja contabilizado para os códigos de conta especificados na Configuração de unidade de negócios. Se o Valor 3 for Moeda base 2, será usada a conta de balanceamento na Configuração de unidade de negócios. Entretanto, a diferença de ganho/perda em outras moedas é gerada para a conta de ganho/perda definida na Códigos de moeda (CNC), Taxas de moeda por período (CNP), Taxas diárias de moeda (CND) ou na entrada em tempo de execução.

    Conta de perdas realizadas
    Esse campo será necessário se você optar por conciliar a moeda de transação e a Regra de contabilização de ganhos/perdas de câmbio na Configuração do razão (LES) for definida como Somente ganhos, Somente perdas ou Ganhos e perdas separadamente. As perdas cambiais realizadas são contabilizadas nessa conta. Consulte Conciliar na moeda da transação.
    Período de contabilização
    O período no qual deverão ser contabilizadas as transações geradas durante a Conciliação automática. Deixe esse campo em branco para contabilizar no período atual. Isso será necessário somente se Sim tiver sido selecionado no campo Contabilizar transações.
  2. Salve as alterações.