O que é conciliação automática?

Se desejar alocar transações em uma conta sem inserir quaisquer transações do razão, é possível usar Conciliação automática (TRM). Ela automatiza o processo de alocação dentro dos critérios especificados.

A Conciliação automática é semelhante às Alocações de conta (ACA) e à função alocação on-line de Entrada do razão. Ela permite que transações sejam alocadas ou conciliadas. No entanto, a Conciliação automática oferece mais, permitindo automatizar o processo de alocação/conciliação.

Um tipo de conta e um intervalo de códigos de conta são inseridos e, dependendo dos outros critérios especificados, as transações de conciliação de débito e crédito em uma conta são selecionadas e conciliadas. Durante o processo de conciliação, descontos antecipados, impostos sobre descontos antecipados e transações de ganhos ou perdas de câmbio podem ser gerados.

Nota:  Se a opção Bloqueio de alocações permitido da Configuração de unidade de negócios estiver configurada no nível de transação, quaisquer transações que sejam bloqueadas por outro usuário não serão conciliadas. Se essas transações estiverem passíveis de conciliação, elas serão identificadas no relatório de conciliação.

Selecionar transação e critérios de conciliação

É possível selecionar transações para conciliação por código de análise da transação, código de moeda, referência de transação e marcador de alocação.

Também é possível escolher até três critérios de conciliação. As mesmas opções estão disponíveis para a seleção de transações. Se três critérios de conciliação forem especificados, os três valores de transação devem ser idênticos, para que haja conciliação das transações.

Nota:  Não é possível conciliar transações meramente pelo valor; é necessário inserir algum tipo de critério adicional de seleção/conciliação.

Conceder descontos

Se contas de cliente/a receber, de fornecedor/a pagar ou de terceiros estiverem sendo conciliadas, a Alocação automática gera qualquer desconto antecipado e faz o cálculo do imposto sobre as contabilizações de descontos antecipados. É possível especificar a conta na qual os descontos deverão ser contabilizados, bem como os limites de tolerância de desconto. Se o desconto estiver fora do limite de tolerância, as transações não serão conciliadas. Consulte Aplicar descontos na conciliação automática.

Conciliar transações de moeda

É possível conciliar transações usando o valor da moeda base ou o valor da moeda de transação. Também é possível optar por conciliar um valor memorando.

Se você desejar conciliar os valores da moeda de transação, será necessário inserir o código da moeda como um de seus critérios de conciliação. Ao conciliar por valor da moeda de transação, ganhos ou perdas de moeda poderão ser gerados. Consulte Conciliar na moeda da transação.

Contabilizar e emitir relatórios sobre transações

Também é possível contabilizar as alocações ou simplesmente relatar as alocações. Se escolher contabilizar, as transações alocadas receberão referências de alocação específicas de conta.

É possível emitir relatórios sobre quaisquer transações que estejam dentro dos critérios de seleção, mas que ainda não foram conciliadas após a execução da Conciliação automática. É possível emitir relatórios de todas as transações não conciliadas, débitos e créditos não conciliados ou especificar que nenhum relatório é necessário. Além disso, é possível emitir um relatório de suas transações conciliadas.