Processamento de ativo fixo em multimoeda

Os quatro valores mantidos para um ativo: valor bruto, depreciação acumulada, valor líquido e valor final, e todos podem ser mantidos em até três moedas diferentes para o ativo; dependendo da unidade de negócios e opções de configuração do razão.

Moeda base

Os valores do ativo sempre são mantidos na moeda base. Esses valores podem ser exibidos na guia Depreciação de valor 1 nos Registros de ativo (FAS). A moeda base é definida na Configuração de Unidade de Negócios.

Moeda de transação

Cada transação no razão pode conter um valor de moeda de transação. Esse valor pode ser opcional ou compulsório, dependendo da configuração Regras de contabilização de outra moeda, em Configuração de Unidade de Negócios.

O valor de transação pode ser usado em Registro de ativos fixos para registrar os valores de contabilização de ativos em uma segunda moeda. Nos módulos do SunSystems, a moeda de transação geralmente não é uma moeda predefinida, podendo variar de uma transação para outra. No entanto, quando é usada para um ativo, o código de moeda tem de ser predefinido e todos os valores de moeda de transação para o ativo têm de ser digitados nessa moeda. Isso ocorre porque os valores de ativo são calculados nessa moeda, a partir dos valores de transação e, assim, uma única moeda deve ser usada para que se atinjam valores significativos.

A moeda é identificada no campo Código de moeda do ativo, na guia Depreciação de valor 2 em Registros de ativo (FAS). A guia Depreciação valor 2 também exibe os valores do ativo calculados nessa moeda de transação.

Um método diferente de depreciação pode ser usado para calcular a depreciação nessa moeda. O método de depreciação e outros detalhes de depreciação também são identificados na guia Depreciação de valor 2, em Registros de ativo fixo (FAS).

Moeda base 2/reporte

Os valores do ativo podem ser mantidos na moeda base 2 ou moeda de reporte definida para o razão, se a regra de contabilização do valor 3 não estiver configurada como Não definida em Configuração de Unidade de Negócios, e se os Ativos' na opção 'Moeda base 2/reporte estiverem definidos em Configuração do Razão (LES).

Você pode definir a opção Controle de conversão de reporte para um ativo em Registros de ativo (FAS), para determinar se o valor de moeda de base 2 ou de reporte é necessário em contabilizações para um ativo específico.

Os valores da moeda de base 2 ou da moeda de reporte são calculados com os valores da moeda de transação ou base, dependendo da moeda pivô. Elas são exibidas na guia Saldos valor 3 em Registros de ativo.

Depreciação de multimoeda

A depreciação é calculada para um ativo com base nos valores de moeda base através do Método de depreciação de base, identificado para o ativo em Registros de ativo. Ela é calculada para os valores de moeda de transação para o ativo usando-se o 'Método de depreciação de transação' identificado para o ativo. Ela é calculada para os valores de moeda base 2/reporte usando-se o 'Método de depreciação de reporte' para o ativo.

Se um método de depreciação da transação não for escolhido para o ativo, a depreciação não será calculada para o valor da moeda de transação. Se um método de depreciação de reporte não for escolhido para o ativo, a depreciação não será calculada para o valor da moeda base 2/reporte.

Se a quarta moeda estiver definida em Configuração de Unidade de Negócios, o sistema poderá calcular valores equivalentes de quarta moeda convertidos, usando as informações de moeda disponíveis. Entretanto, os ativos não podem ser mantidos em uma quarta moeda.

Suprimir contas em 'Reavaliação do Razão'

As contas para as quais a depreciação é contabilizada devem ser suprimidas em Reavaliação do Razão. Isso porque os métodos de depreciação podem ser diferentes para moedas base, moedas de transação e moedas base 2/reporte; portanto, a taxa de conversão, tendo sido forçada, não tem nenhuma relevância na reavaliação.