Que detalhes de ativo são mantidos?
No Registro de ativo fixo, defina cada um dos ativos usando Registros de ativo (FAS). Cada ativo é identificado por um código exclusivo. Além disso, cada ativo pode ter um único código de busca que pode ser usado para facilitar o acesso durante a Entrada do razão.
Uma grande quantidade de informações pode ser retida para cada ativo e a maioria delas é opcional.
Detalhes de ativo
A função Registros de ativo fixo permite a manutenção dos seguintes tipos de informações sobre um ativo:
Contabilidade de ativo e detalhes gerais
Cada ativo é vinculado a duas contas de depreciação principais: uma conta de balanço e uma conta de lucros e perdas. Essas são as contas nas quais a depreciação padrão do ativo é contabilizada, por default, durante cálculo de depreciação (FDC).
Você pode também vincular duas contas de depreciação avançada (balanço e lucros e perdas) ao ativo. Essas são as contas nas quais a depreciação avançada do ativo é contabilizada, por default, quando você usa 'Calcular depreciação avançada' (FAA).
Códigos de análise global
Você pode atribuir até dez dimensões de análise a um ativo no registro de ativo, do mesmo modo que atribui dimensões de análise ao código de plano de contas, a fornecedores e a clientes. Por exemplo, agrupe ativos por local ou categoria de ativo.
Detalhes de depreciação
Para cada avaliação de ativo, identifique o método de depreciação a ser usado para depreciar o ativo. Você pode determinar o começo e o fim dos períodos de depreciação e especificar o número de dias de depreciação a ser cobrado no primeiro período.
Dependendo do método de depreciação usado, você pode definir a porcentagem de depreciação e um valor final. Se estiver usando uma tabela de depreciação, identifique a coluna e o código de tabela de depreciação a serem usados.
Em um ambiente multimoeda, você pode manter os valores de ativo em uma segunda moeda de transação e usar um método de depreciação diferente, se necessário.
Valores de ativo
O campo Ativos fixos do SunSystems mantém os seguintes valores para cada avaliação de ativo: valor bruto, depreciação acumulada e valor líquido. Esses valores são calculados pelo sistema a partir das transações contabilizadas para o ativo.
Esses valores são sempre mantidos na moeda base. Eles podem também ser mantidos em uma moeda de transação e em uma moeda de reporte ou base 2.
Quantidade de ativo
Por exemplo, ao comprar 100 cadeiras, registre-as como um único ativo. Use o campo Valor do memorando na Entrada do razão (LEN) para registrar o número de unidades.
Após contabilizar uma transação em um código de ativo com uma determinada quantidade de ativo, é possível ver a quantidade de ativo atualizada em Registros de ativo (FAS).
Informações de ativo adicionais
Além dos detalhes principais de ativo definidos em Registros de ativo, é possível manter as seguintes informações adicionais de um ativo:
Notas do ativo
Configuração de nota de ativo permite registrar uma grande quantidade de informações extras sobre o ativo. Ela está dividida em seções para descrição geral e informações de manutenção, detalhes de compra, detalhes de alienação parcial, detalhes de seguro, detalhes financeiros e detalhes definidos pelo usuário. É possível anexar qualquer número de notas ao ativo. Uma grande quantidade de texto descritivo também pode ser registrada em uma nota de ativo.
Orçamentos de ativo
Podem ser mantidas até dez avaliações de orçamento para cada ativo, além da avaliação do razão de 'totais reais'. 'Detalhes de orçamentos de ativo' (FAB) permite manter até dez avaliações de ativo alternativas e aplicar diferentes métodos de depreciação nessas avaliações. Consulte Configurar orçamentos de ativo.
Predefinições de contabilização de análise de ativo
Use Predefinições de contabilização de ativo para predefinir os códigos de análise inseridos na contabilização de transações para um ativo. Várias combinações de códigos de análise podem ser predefinidas para um ativo e são mantidas em subcódigos de ativo.
Os subcódigos de ativo (combinações de código de análise) podem conter um fator. Mais de um subcódigo pode ser aplicado a uma transação, e o fator é usado para distribuir o valor de transação original através das combinações de análise de subcódigo. Por exemplo, um valor de depreciação total de um ativo pode ser alocado em vários centros de custo/departamentos, que são predefinidos usando essa opção. Consulte Predefinir os códigos de análise de contabilização de ativo.