Que valores de ativo são mantidos?

O campo Ativos fixos do SunSystems mantém os seguintes valores de cada ativo, de cada avaliação de ativo:

Valor bruto

O valor bruto é o custo original do ativo mais quaisquer adições, reavaliações ou alienações.

Ele é calculado com base em todas as transações contabilizadas para o ativo com o indicador de ativo 'Inicial' ou 'Valor'.

Depreciação acumulada

A depreciação acumulada é a depreciação total contabilizada para o ativo. Esse é o total da depreciação calculada e contabilizada automaticamente pelo Cálculo de depreciação ou Alienação de ativo e qualquer depreciação inserida e contabilizada manualmente usando a Entrada do razão ou a Importação do razão.

Ela é calculada com base em todas as transações contabilizadas para o ativo com o indicador de ativo 'Depreciação'.

Valor líquido

O valor líquido é o valor bruto menos a depreciação acumulada.

Nota: É importante notar que o valor líquido poderá ser inferior ao valor final, caso a depreciação seja contabilizada manualmente ou se o valor bruto for reduzido pela contabilização de uma alienação. Essas condições excepcionais são apresentadas na Listagem de status de ativo (FAT).

Valor final

Um valor final pode ser inserido para um ativo. Esse é o valor residual ou de sucata usado nos cálculos de depreciação. Esse valor é inserido em Registros de ativo (FAS) de um ativo.

Nota: Um segundo valor final poderá ser definido para um ativo, se o método de depreciação linear japonesa for aplicado.

Para visualizar os valores do ativo, use a função Registros de ativo (FAS). Não é possível atualizar diretamente os valores de ativo bruto, de depreciação acumulada e líquido. Para atualizar esses valores, é necessário inserir transações do razão.

As transações são contabilizadas para ativos usando a 'Entrada do razão' (LE) ou a 'Importação do razão' (LIM) do Financeiro. Além de contabilizar para o código de plano de contas indicado, essas transações podem também identificar um código de ativo, subcódigo de ativo e indicador de ativo. Esse indicador de ativo determina se os valores de transação deverão atualizar o valor bruto ou de depreciação do ativo.

Nota: Você pode alterar o valor final, mas não deverá fazê-lo depois que a depreciação do ativo for calculada.

Os valores são sempre mantidos na moeda base, mas podem também ser mantidos em até duas moedas adicionais: moeda de transação e moeda de reporte ou base 2.