Como os ativos são depreciados?

A depreciação pode ser calculada automaticamente em Cálculo da depreciação (FDC).

Ele usa o método de depreciação, os detalhes correspondentes e os valores atuais do ativo para calcular os últimos valores de depreciação para uma seleção de ativos.

A faixa de ativos a serem depreciados é especificada pelo código de ativo e/ou pelo subcódigo de análise de ativo. Você pode identificar o período para o qual a depreciação é calculada e escolher um relatório e/ou contabilizar os valores de depreciação. A conta de balanço e a conta de lucros e perdas que devem ser atualizadas são identificadas. As contas de depreciação especificadas para um ativo nos Registros de ativo (FAS) substituem as contas de depreciação que você identifica no Cálculo de depreciação.

Você pode consolidar as transações de depreciação para minimizar o número de contabilizações. Essa consolidação pode ser feita por código de ativo e/ou por qualquer um dos códigos de análise do ativo.

Nota:  Os Lançamentos de depreciação podem ser inseridos manualmente na Entrada do razão (LE). Essas transações de depreciação devem conter o indicador de ativo de depreciação.

Alterar o método de depreciação

Você pode mudar o método ou a taxa de depreciação para um dado ativo, em qualquer momento da vida dele.

O Registro de ativo fixo permite isso por meio de Tabelas de depreciação. A tabela de depreciação deve ser definida com entradas que reflitam a depreciação que foi gerada até a data. As novas taxas de depreciação podem ser definidas para anos futuros.

Se você não estiver usando tabelas de depreciação e alterar o método de depreciação durante a vida do ativo, o SunSystems recalculará a depreciação histórica de acordo com o novo método e contabilizará uma transação de depreciação de ajuste.

Regras de periodicidade de depreciação

É possível aplicar regras de periodicidade de depreciação aos cálculos de depreciação. Isso é necessário quando a depreciação não está distribuída igualmente em todos os períodos do ano. As regras de distribuição para os cálculos de depreciação são definidas em Regras de periodicidade de depreciação.

Por exemplo, se você tiver 13 períodos contábeis em um ano financeiro, sendo que os 12 primeiros períodos refletem meses do calendário e o décimo terceiro período final retém os ajustes de final do ano, você calculará apenas a depreciação para os 12 períodos operacionais.

As regras de periodicidade de depreciação permitem que você especifique o número de períodos operacionais em seu ano financeiro e especifique como a cobrança da depreciação anual deverá ser dividida entre esses períodos. É possível também usar essas regras para contabilizar períodos de, por exemplo, quatro ou cinco semanas.