Como os ativos são analisados?

Você pode usar Análise global para analisar ativos em dois níveis:

  • nível de código de ativo
  • nível de transação do ativo

Você pode usar Estrutura de análise (ANS) para atribuir até 10 dimensões de análise diferentes para cada uma dessas entidades analisáveis.

Nota:  As transações de ativos são iguais às transações do razão. Elas são inseridas usando-se Entrada do Razão ou Importação do Razão e fazem referência aos detalhes de ativo adicionais. Consulte Como são atualizados os valores do ativo?

Analisar ativos

Para analisar cada ativo, use Registros de ativo (FAS) para inserir um código de análise apropriado em cada dimensão de análise atribuída a ativos, se necessário. Esses códigos são retidos junto ao próprio ativo e podem ser usados para analisar ativos.

Por exemplo, para gerar relatórios sobre ativos por categoria de ativo, você pode definir uma dimensão de análise chamada 'Grupo de ativo', configurar todos os códigos de grupo de ativos e atribuir a dimensão de análise para a entidade de ativo. Digite o código de categoria apropriado para cada ativo e use-o para selecionar ativos por categoria para fins de relatório.

Analisar transações de ativo

Até 10 dimensões de análise podem ser inseridas em uma transação do razão, incluindo as transações que atualizam ativos.

Para analisar essas transações de ativos, você pode usar Predefinições de contabilização de ativos para identificar os códigos de análise de transação default que você precisa para contabilizações para o ativo, e também pode usar Regras de negócios para validar posteriormente ou definir os códigos de análise de transação.

Uma predefinição de contabilização de ativo identifica uma combinação de códigos de análise que você deseja atribuir à contabilização de transações para o ativo. Cada predefinição de contabilização é identificada por um subcódigo para o ativo. Configure diferentes subcódigos de predefinição de contabilização para definir diferentes combinações de códigos de análise para o ativo. Os códigos de análise de transação aparecem como defaults durante 'Entrada do razão', quando uma transação faz referência a um subcódigo e código de ativo.

Nota: O Relatório de registros do ativo mostra os detalhes de predefinição da contabilização de ativo.

Distribuir análise

Você pode definir uma variedade de subcódigos de ativos, ou predefinições de contabilização, para um ativo e distribuir a depreciação total do ativo por esses códigos de análise diferentes usando um fator predefinido. O fator é especificado em cada subcódigo de predefinição de contabilização e é usado para distribuir a depreciação calculada em Cálculo de depreciação.

Por exemplo, se quatro subcódigos de predefinição de contabilização tiverem sido definidos para um código de ativo e você quiser dividir a depreciação igualmente entre esses subcódigos, poderá digitar inserir o fator de depreciação como 1.000 para cada subcódigo.

Durante a alienação de ativo, as transações de alienação geradas também são divididas de acordo com os fatores de predefinições de contabilização de ativo para cada ativo.