Como os valores de ativos são atualizados?
Para inserir transações relacionadas a um ativo fixo, use a função Entrada do razão (LEN) ou a função Importação do razão (LIM). Você pode, por exemplo, usar a Entrada do razão para registrar manualmente aquisições, reavaliações e alienações de ativo.
Você também pode usar a Entrada do razão para inserir valores de depreciação calculados manualmente, se necessário. Também é possível calcular e contabilizar esses valores automaticamente por meio da função Cálculo de depreciação (FDC). Consulte também Detalhes do ativo na entrada do razão na Ajuda/Guia de usuários financeiros.
Indicador de ativo
O sistema inclui um indicador de ativo em todas as transações do razão que são contabilizadas em um ativo no Registro de ativos fixos. O indicador determina se o valor de transação é utilizado para atualizar o valor bruto ou de depreciação do ativo.
Os seguintes indicadores de ativo estão disponíveis:
- Não utilizado - nenhum detalhe de ativo é atualizado para a entrada do razão.
- Valor do ativo - o(s) valor(es) da transação atualiza(m) o(s) valor(es) bruto(s) do ativo.
Não use o indicador Valor com ativos cujo método de depreciação esteja definido como Depreciação de tabela.
- Depreciação - os valores de transação atualizam os valores acumulados de depreciação do ativo.
Nota: Em geral, não é recomendável inserir valores de depreciação na 'Entrada do razão', exceto em determinadas circunstâncias, conforme descrito em Inserir transações de ativo.
- Inicial - este indicador trata a transação como se a contabilização fosse feita no período inicial de depreciação definido nos Registros de ativo (FAR), seja qual for o período atual na Entrada do razão. Em seguida, a função Cálculo de depreciação (FDC) calcula a depreciação devida, do período inicial ao período atual. O resultado é comparado com qualquer depreciação acumulada até então. Se você estiver usando tabelas de depreciação, deverá usar este indicador.
Todos os controles de balanceamento de lançamento normal se aplicam às transações. No entanto, quando você contabiliza o lançamento, as transações são contabilizadas simultaneamente no código de plano de contas no Financeiro e no ativo no Registro de ativo fixo.