O que são rateios de alocação?

Use os rateios de alocação para definir como os valores de transação de origem devem ser manipulados para calcular o valor de alocação a ser contabilizado. Por exemplo, você pode alocar apenas 45% do valor de origem original.

Se um código de rateio de alocação não for atribuído a uma alocação em Configuração de alocação corporativa (CAD), 100% do valor de origem será contabilizado na conta de destino.

Como o rateio é definido?

Um rateio de alocação é mantido ou determinado pelas contabilizações feitas em uma conta de rateio ou em uma faixa de contas. Assim, ao definir um rateio de alocação, é necessário identificar as contas de rateio. Estas são frequentemente contas de memorando.

As transações contabilizadas nas contas de rateio são usadas para determinar o valor de rateio. A definição de rateio de alocação identifica as transações a serem recuperadas para as contas de rateio. Essas transações são somadas para encontrar o valor de rateio. Por exemplo, você pode recuperar as transações do acumulado do ano ou as transações do período atual para a conta de rateio.

Esse valor de rateio é aplicado ao valor de origem da alocação para determinar o valor da contabilização de destino. Ele é aplicado de uma das seguintes formas, de acordo com a base de rateio escolhida:

Valor fixo

Um rateio de valor fixo é usado para alocar o mesmo valor cada vez que a alocação é executada. O valor de rateio calculado das transações da conta de rateio é usado como valor de alocação. Nesse caso, o valor de origem não é usado.

Por exemplo, você pode alocar as primeiras GBP 1500 de custos de manutenção de construção para a matriz e depois distribuir o residual usando porcentagens predefinidas. Para definir a alocação de valor fixo, contabilize um valor de GBP 1500 na conta memo Rateio de alocação de manutenção de construção. Essa é a conta de rateio à qual o rateio de alocação faz referência.

Porcentagem absoluta

Se a base da alocação não variar de mês para mês, poderá ser usada uma alocação de porcentagem fixa. Isso permite que os custos sejam divididos em porcentagens predefinidas.

Quando a base de rateio de porcentagem absoluta é escolhida, o valor de rateio calculado das transações da conta de rateio determina a porcentagem do valor de origem a ser aplicada a cada conta de destino.

Por exemplo, para alocar 60% dos custos de telefone para o departamento de vendas, você pode contabilizar um valor de 60 para a conta memo Taxa de alocação de custos de telefone, como pode também digitar o código do departamento de vendas como um código de análise na contabilização nessa conta memo. Como pode também digitar o código do departamento de vendas como um código de análise na contabilização nessa conta memo. O rateio de alocação precisa fazer referência a essa dimensão de análise do razão como a Dimensão de análise de seleção de filtro.

Porcentagem relativa

O método de distribuição relativa permite distribuir o valor de origem de uma alocação de acordo com o rateio entre dois outros valores, retidos em algum lugar no razão.

Quando a base de rateio de porcentagem relativa é escolhida, o valor de rateio calculado como o total das transações da conta de rateio é usado como total no cálculo de rateio. As transações selecionadas da conta de rateio são agrupadas e somadas de acordo com os critérios de seleção de filtro de código de análise. O cálculo de rateio é feito da seguinte forma:

(Valor de origem x Valor de rateio) / Total para rateio = Valor de alocação de destino

Um exemplo de rateio de alocação

O uso de cada base de rateio é melhor ilustrado com um exemplo.

As contabilizações a seguir seriam feitas na conta memo Força de trabalho, uma contabilização para cada departamento. O código de departamento está inserido em uma dimensão de análise em cada transação.

Dimensão 1 de análise do razão (Departamento) Valor de contabilização
1 20
2 10
3 10
4 10

Um rateio de alocação é definido. A conta memo Força de trabalho é a conta de rateio. Na seleção do filtro, a dimensão 1 de análise do razão é selecionada.

Quando a alocação é executada, o custo de pessoal a ser alocado para o período é de GBP 200. Esse é o valor de origem.

Base de rateio de valor fixo

Se a Base de rateio no rateio de alocação é definida como Valor fixo, o valor a ser distribuído para o departamento 1 é de GBP 20. Esse é o valor contabilizado na conta de rateio para o departamento 1.

Base de rateio de porcentagem fixa

Se a Base do rateio no rateio de alocação é definida como Porcentagem fixa, o valor a ser distribuído para o departamento 1 é:

Valor de origem (200) x 20% = GBP 40

Base de rateio de porcentagem relativa

Nesse caso, nós queremos alocar os custos de pessoal entre quatro departamentos, de acordo com o número de funcionários de cada departamento. As contabilizações feitas na conta memo Matriz representam o número de funcionários de cada departamento.

A opção Valor de rateio de Saldo pode ser selecionada na configuração do rateio, de modo que somente o aumento ou a redução no número de funcionários precise ser contabilizada em cada período.

O total para rateio é o número total de funcionários 50. Ele é calculado como o total de todas as transações da conta memo com um código de análise inserido na dimensão 1 de análise do razão.

Se a Base de rateio no rateio de alocação é definida como Porcentagem relativa, o valor a ser distribuído para o departamento 1 é calculado como:

(Valor de origem x Valor de rateio para Depto 1) / Total para rateio = Valor de alocação de destino do Depto 1

200 x 20 / 50 = 80