O que são origens de alocação?

Uma origem de alocação identifica a conta, ou a faixa de contas, a ser usada como base de uma alocação.

Algumas ou todas as transações contabilizadas nas contas de origem são usadas para calcular o valor de origem da alocação. Quando a alocação é realizada, esse valor de origem é manipulado para determinar o valor a ser cobrado do destino da alocação.

A origem de alocação determina como é calculado o valor de origem da alocação. Isso é feito pela identificação de transações das contas de origem que estão incluídas no valor de origem. Você pode selecionar as transações por período contábil e aplicando critérios de seleção eficazes. Selecione transações reais ou de orçamento para as contas de origem.

Selecionar as transações por período ou saldo

Você pode selecionar as transações de origem de um período, dependendo do período, ou da faixa de períodos, especificados em Execução de alocação corporativa (AR). Use a opção Valor de Origem em Origens de alocação (CAS) para determinar a base na qual as transações são selecionadas.

Filtrar as transações de origem

Você pode alocar apenas um determinado grupo de transações do razão que foram contabilizadas nas contas de origem no período escolhido. É possível restringir as transações de origem selecionadas àquelas que fazem referência a determinados códigos de análise em dimensões de análise específicas.

Por exemplo, você pode realocar os custos de propaganda do produto 1. Atribua um código de análise de produto 1 a cada transação de propaganda, em uma das dimensões de análise disponíveis. Em seguida, calcule o valor de origem de uma alocação selecionando a conta de propaganda como conta de origem e restringindo as transações selecionadas àquelas que fazem referência ao código de análise do produto 1. O valor de origem representará o valor de propaganda gasto naquele produto apenas, em um período escolhido.

Nota:  Em uma única origem de alocação, é possível selecionar uma faixa de contas e até três faixas de códigos de análise. Se precisar de mais de uma faixa de contas ou de critérios de seleção de código de análise adicionais, insira linhas de continuação de origem.

Também é possível aplicar um limite de seleção ao processo de seleção de transação. O total de transações de origem selecionadas precisa se enquadrar na faixa limite para que as transações sejam usadas como base de uma alocação.

Alocar as transações de origem

você pode executar dois tipos diferentes de alocação: alocação de tipo encargo e a de tipo divisão. A escolha dependerá de você querer ou não ajustar a própria conta de origem.

  • Uma alocação de tipo encargo gera contabilizações em uma conta de destino e faz a contrapartida da conta de contrapartida de destino. Ambas as contas são definidas no destino da alocação.
  • Uma alocação de tipo divisão gera contabilizações na conta de destino e faz a contrapartida da conta de origem, revertendo, assim, as transações de origem originais.

Em cada caso, você pode optar por alocar 100% do valor de origem ou uma proporção desse valor. A proporção é definida usando um rateio de alocação e pode reduzir ou aumentar o valor de origem.

Se você estiver revertendo as transações originais usando uma alocação por divisão, poderá opcionalmente reduzir o número de contabilizações feitas consolidando as transações de contrapartida, por exemplo, por código de análise.