Como as transações são selecionadas para pagamento ou recebimento
As transações incluídas num pagamento bancário de fornecedor, ou numa cobrança bancária de cliente, são determinadas inicialmente pelo método escolhido para iniciar o pagamento ou a cobrança bancária.
Se você executar Pagamento bancário de fornecedor (PYR) através de uma central de controle, as transações consideradas para pagamento serão aquelas exibidas na bandeja de entrada da central de controle.
Não há como iniciar uma cobrança bancária de cliente por uma central de controle.
Se você executar Pagamento bancário de fornecedor (PYR) ou Cobrança bancária de cliente (PYC) diretamente do SunSystems, as transações serão selecionadas em tempo de execução por meio de uma combinação de:
- critérios de seleção definidos no perfil de pagamento escolhido em tempo de execução
- os critérios de seleção em tempo de execução digitados para o pagamento bancário de fornecedor ou para a cobrança bancária de cliente.
Esses critérios de seleção de perfil de pagamento podem também ser substituídos por configurações específicas de transações, conta ou sistema.
Os critérios de seleção de perfil de pagamento determinam as contas selecionadas para pagamento, e, dentro desse grupo, as transações selecionadas para pagamento.
Que contas são selecionadas para pagamento por um perfil de pagamento
Um perfil de pagamento contém os seguintes critérios que determinam as contas selecionadas para pagamento:
- Faixa de códigos de conta
- Faixa de códigos de prioridade de conta
- Faixa de limites de valor, quando aplicado ao saldo da conta - opcional
- Códigos de análise de conta (1 a 10) - opcional
- Método de pagamento.
Os critérios de seleção de conta são substituídos nas seguintes circunstâncias:
- contas que são suspensas ou fechadas são sempre excluídas de pagamento
- quaisquer contas sendo usadas para alocação por outro operador são excluídas. Elas são registradas nos relatórios de pagamentos.
Lidar com saldos devedores
Se uma conta cliente/a pagar selecionada para pagamento tiver um saldo devedor, o pagamento não será gerado. No entanto, um documento de pagamento pode ser impresso por Documentos de pagamento mostrando o saldo devedor; por exemplo, você pode querer produzir um aviso de remessa. Se um cheque estiver anexado ao aviso de remessa, ele será anulado. Para cada transação que compõe o saldo devedor, o marcador de alocação na transação do razão é mudado para 'Saldo acumulado'. Documentos de pagamento, como avisos de remessa, podem ser impressos para transações com saldo relatado por cada execução sucessiva de Documentos de pagamento, até que o saldo da conta reverta para um saldo credor. Consequentemente, os saldos devedores serão realocados até que mais transações de crédito sejam contabilizadas.
Se você definir a opção Ignorar saldos devedores na Configuração do Razão, as contas dos clientes com saldos devedores serão completamente ignoradas pelo processo de pagamento. Documentos de pagamento não serão produzidos e o marcador de alocação em cada transação não será atualizado para 'Saldo relatado'.
Que transações são selecionadas para pagamento
Um perfil de pagamento contém os seguintes critérios de seleção que determinam se a transação é selecionada para pagamento ou não:
- Código de moeda de transação ou base (consulte Selecionar transações para pagamento por moeda)
- Marcador de alocação (consulte Usar marcadores de alocação para selecionar transações para pagamento)
- Origem de lançamento
- Tipo de lançamento
- Referência de transação
- Códigos de análise de transação do razão (1 a 10)
- Limite de valor, quando se aplicar a transações
- Data de vencimento do pagamento, dependendo da data base para pagamento em tempo de execução
- Datas de vencimento de desconto, dependendo da data base para desconto e da próxima data de pagamento em tempo de execução.
Alguns destes critérios podem ser digitados em tempo de execução. Consulte Quais são os critérios de seleção em tempo de execução do pagamento bancário de fornecedor?.
Os critérios de seleção de transação são substituídos nas seguintes circunstâncias:
- transações com um marcador de alocação 'Retido' são excluídas de todos os pagamentos bancários de fornecedor
- transações com um marcador de alocação 'Forçar' são sempre incluídas em um pagamento bancário de fornecedor, desde que a conta seja incluída
- transações com um marcador de alocação numérico são selecionadas apenas se o marcador for maior do que o número definido no campo Alocação mínima para pagamento em Configuração do razão (LES).
Os seguintes critérios de seleção de pagamento bancário de fornecedor e cobrança bancária de cliente também determinam se uma transação é selecionada para pagamento ou não:
- Data base para pagamento
- Data base para desconto (somente Pagamento bancário de fornecedor)
- Próxima data de pagamento (somente Pagamento bancário de fornecedor)
Se as transações selecionadas para pagamento em uma conta específica resultarem em um total de débito líquido devido para pagamento, 'Pagamento bancário de fornecedor' não envia as transações para pagamento. Em vez disso, ele identifica essas transações no relatório de detalhes do pagamento bancário de fornecedor.
Finalmente, um limite de pagamento pode ser configurado para pagamento bancário de fornecedor ou cobrança bancária de cliente. Esse é o valor máximo que pode ser pago ou cobrado na execução. Se esse limite for excedido pelo pagamento bancário de fornecedor ou pela cobrança bancária de cliente, a execução será abandonada e nenhuma conta será paga ou recebida.