Considerações de conta multimoeda
O Financeiro do SunSystems permite que você insira os quatro valores de moeda diferentes abaixo em uma transação de contabilização:
- Moeda base (Valor 1)
- Moeda de transação (Valor 2)
- Moeda de reporte/base 2 (Valor 3)
- Quarta moeda (Valor 4).
Adicionalmente, uma taxa e um código de quinta moeda podem ser registrados em uma transação através do Importação do razão e Entrada do razão. O valor propriamente dito não é armazenado, mas está disponível para cálculo em relatórios.
Configurações gerais de multimoeda
As regras gerais de processamento de multimoeda para sua organização são definidas usando-se a Configuração de unidade de negócios e Configuração do razão (LES). A definição da unidade de negócios determina se o valor atual é usado ou não, e se é obrigatório ou opcional. Para cada valor de moeda em uso, ele identifica:
- a regra de contabilização - por exemplo, se o valor é opcional ou obrigatório; se o valor é calculado caso não seja inserido; ou se o valor é sempre calculado.
- a regra de balanceamento de valor - por exemplo, se os valores de moeda precisam ser balanceados, ou se os valores são forçados automaticamente a balancear.
A unidade de negócios também determina como cada valor de moeda é calculado com base nas outras informações disponíveis. Os valores de moeda 1, 2 e 3 usam a moeda pivô como base para as conversões de moeda. A moeda pivô também é identificada na unidade de negócios. O valor de moeda 4 pode ser calculado com base em quaisquer outros valores de moeda na transação, conforme identificado no campo 4ª moeda calculada de. na unidade de negócios.
Substituir as configurações para uma conta
Você pode substituir algumas das regras de processamento de moeda da unidade de negócios para contas específicas em Plano de contas (COA), se necessário. Por exemplo, a regra da unidade de negócios pode permitir a digitação de valores de moedas das transações (valor 2), mas você pode preferir evitar isso para uma conta específica.
Substituir as configurações de moeda de transação (Valor 2)
Quando você configura uma conta, pode usar a opção 'Controle de código de conversão' para determinar as regras da moeda de transação (valor 2) que se aplicam às contabilizações feitas na conta. Há três opções disponíveis:
- Obrigatório - requer que um valor de moeda de transação seja digitado (valor 2), independentemente da regra da unidade de negócios (a menos que a moeda de transação não esteja sendo usada para a unidade de negócios).
- Proibido - impede que um valor de moeda de transação estrangeira (valor 2) seja digitado, independentemente da regra da unidade de negócios.
- Default do razão - usa a regra da unidade de negócios estabelecida para a moeda de transação.
Se um valor de moeda de transação deve ser digitado, você também pode identificar um código de moeda default para aplicar às contabilizações dessa conta. O código de moeda default aparece na Entrada do razão (LEN), para contabilizações na conta. Por exemplo, na conta cliente/a receber de um cliente norte-americano, você pode digitar dólares norte-americanos como código de moeda default.
Você também pode suprimir esse processo de reavaliação de moeda para a conta, se for o caso.
Substituir as configurações de moeda de reporte (valor 3)
O terceiro valor financeiro na contabilização do razão pode conter um valor de moeda reporte ou de moeda base 2, dependendo de como as regras da unidade de negócios estejam estabelecidas. Se esse valor for usado para reter uma moeda de reporte, você pode usar o controle de conversão para permitir que os valores da moeda reporte sejam digitados para uma conta, em vez de serem calculados.
Configurar os códigos default de 4ª e 5ª moeda
Se os valores de quarta e quinta moedas tiverem sido definidos como valores de moeda variáveis para cada transação, é possível configurar um código de moeda default em uma conta. Quando as transações são contabilizadas na conta, esse código de moeda default e a taxa de câmbio apropriada são aplicados de acordo.
Além disso, você pode identificar quaisquer moedas que não sejam 4ª e 5ª moedas válidas para uma conta específica. As transações serão rejeitadas da conta se elas contiverem uma dessas moedas inválidas como código de 4ª ou 5ª moeda.