Como as contas são analisadas?

Você pode analisar suas contas do razão em dois níveis diferentes:

  • Nível da conta - para agrupar as contas em modos diferentes.
  • Nível da transação - para agrupar as transações em modos diferentes.

Análise em nível da conta

Você pode analisar cada conta do razão em até 10 modos diferentes, além do próprio código de conta. Usando os recursos de 'Análise global' é possível atribuir até 10 códigos de dimensão de análise diferentes para uma conta do razão. Você pode então usar esses códigos para extrair, consultar ou fazer relatórios de suas contas de modos diferentes. Consulte O que são dimensões e códigos de análise? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.

Por exemplo, você pode criar uma dimensão de análise para códigos de território de vendas e atribuir um código de território de vendas para cada conta do cliente/a receber. Você poderá, então, identificar e gerar relatórios rapidamente de todos os seus clientes dentro de um território de vendas.

Para analisar uma conta, primeiro você precisa criar os códigos e dimensões de análise em Dimensões de análise (AND) e Códigos de análise (ANC). Você também deverá usar Estrutura de análise (ANS) para identificar as dimensões de análise que devem ser usadas para analisar as contas.

Ao adicionar uma nova conta, você deverá digitar até dez códigos de análise, um para cada dimensão de análise atribuída para a entidade da conta do razão. Não é necessário digitar um código de análise para cada dimensão de análise atribuída; algumas podem ser relevantes apenas para certos tipos de conta.

Consulte também 'Como funciona a análise?' na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.

Análise em nível de transação

Você pode digitar até 10 códigos de análise diferentes nas transações individuais que são contabilizadas em contas do razão. Isso possibilita recursos de análise adicionais extremamente poderosos. Por exemplo, você pode digitar um código de empregado em todas as transações contabilizadas em contas de gastos relacionados a empregados. Você pode, então, gerar uma análise de gastos por conta, separada por empregado. Você pode também gerar um relatório de gastos de empregado, extraindo todas as transações de gastos relacionadas a um certo empregado.

Para que essa análise de transação seja exata, você deve certificar-se de que os códigos de análise apropriados sejam sempre digitados em todas as transações relevantes.

As dimensões de análise que podem ser usadas para analisar as transações do razão são atribuídas usando Estrutura de análise (ANS). Entretanto, nem todas essas dimensões serão relevantes para todo tipo de lançamento ou conta do razão. Portanto, ao criar uma conta, você pode especificar quais das dez dimensões de análise disponíveis são obrigatórias, opcionais ou não permitidas em contabilizações para a conta.

Nota: A definição de Tipo de lançamento fornece controles adicionais nos códigos de análise de transações que são necessários em certos tipos de transação. Consulte Configurar tipos de lançamento.

Se uma dimensão de análise de transação estiver definida como obrigatória para uma conta, ela será pedida durante Entrada do Razão (LEN), independentemente das seleções feitas em Tipos de lançamento (JNT). Isso também se aplica à validação durante a Importação do razão (LIM) e na alteração dos códigos de análise em Alocação de conta (ACA).

De modo semelhante, se a dimensão de análise de transação não for permitida, não será permitida durante a Entrada do razão (LEN).

Se você deixar a dimensão de análise como opcional, poderá usar as seleções do código de análise feitas para o tipo de lançamento.