Moeda

  1. Especifique estas informações:
    Moeda para pagamentos
    Em um ambiente multimoeda, determina se a liquidação pode ser feita por moeda diferente da moeda base em Pagamento bancário de fornecedor (PYR) e Cobrança bancária de cliente (PYC). Além da moeda base, a liquidação pode ser feita na moeda da transação ou na quarta moeda.
    Nota:  Em Perfis de pagamento (PYP), você pode definir a opção Moeda para pagamentos correspondente de forma diferente do pagamento específico ou tipos de cobrança, tendo precedência sobre a configuração dessa opção na Configuração do razão (LES).
    Taxa de moeda para consolidação
    Esta taxa é usada quando você quer consolidar dados de outras unidades de negócios através dos Editores de relatórios financeiros, em um ambiente de moeda única. Ela é usada como a taxa de consolidação. Os valores nas unidades de negócios subsidiárias são divididos por essa taxa como parte do processo de consolidação. Consulte Consolidar dados em um relatório.
    Se todas as unidades de negócios subsidiárias a serem consolidadas tiverem a mesma moeda base, deixe essa opção em branco ou digite 1 para a taxa.
    Substituir tolerância de taxa
    Se esta opção estiver definida, um aviso será exibido quando as tolerâncias de taxa forem excedidas, embora seja possível ignorá-las.
    Limite de pagamento cheque
    É o maior valor que pode ser pago com cheque. Por exemplo, por motivos de segurança, você talvez prefira pagar quantias maiores por meio de transferência bancária. Esse valor é sempre inserido em moeda base e é convertido para a moeda de pagamento, caso esta seja diferente. Se um pagamento em cheque for solicitado para uma quantia superior, será exibido um aviso.
    Pagar nas taxas atuais
    Em um ambiente multimoeda, essa opção determina a base da qual as taxas de câmbio são derivadas durante o Pagamento bancário de fornecedor (PYR) e Cobrança bancária de cliente (PYC). Defina essa opção como Sim para calcular os valores de moeda diferentes durante pagamentos e cobranças usando as taxas de câmbio atuais, conforme definido em Taxas de moeda por período (CNP) ou Taxas diárias de moeda (CND). Para obter mais informações, consulte Pagar nas taxas atuais - Regras de cálculo.
    Defina essa opção como Não para usar as taxas de câmbio originais (algumas vezes denominadas 'taxas de histórico') que foram contabilizadas nas transações de origem sendo pagas ou cobradas.
    Nota: Se você definir essa opção como Sim, para usar as taxas atuais para pagamentos e cobranças, em Perfis de pagamento (PYP) você pode definir a opção correspondente Pagar nas taxas atuais como Não para pagamento específico ou tipos de cobrança, tendo precedência sobre a configuração dessa opção na Configuração do razão (LES).
    Substituição de taxas
    Se você definiu a opção Pagar nas taxas atuais acima como Sim, a opção Substituição de taxas determina se as taxas de câmbio derivadas podem ser substituídas durante o Pagamento bancário de fornecedor (PYR) e a Cobrança bancária de cliente (PYC). Defina essa opção como Sim para exibir o formulário Substituição de taxas de moeda durante pagamentos e cobranças, permitindo alterações das taxas de câmbio atuais.
    Nota: Se você definir essa opção como Sim, para permitir que as taxas sejam substituídas nos pagamentos e cobranças, você pode definir a opção correspondente Substituir taxas, em Perfis de pagamento (PYP), como Não para pagamento específico ou tipos de cobrança, tendo precedência sobre a configuração dessa opção na Configuração do razão (LES).
    Verificação de tolerância de taxa valor 1/2/3/4/5
    Esta opção define a verificação de tolerância de taxa de moeda default para cada uma das cinco taxas de moeda disponíveis em uma transação. Aplica-se apenas a taxas digitadas manualmente ou calculadas para um tipo de lançamento com a opção Ignorar tolerâncias de taxas de valor definida. As tolerâncias de taxas são definidas em Taxas diárias de moeda (CND) ou em Taxas de moeda por período (CNP).
    Se for deixado em branco e não for necessária a verificação de tolerância para o tipo de lançamento, qualquer taxa digitada ou calculada para o valor será aceita sem a verificação de tolerância.
    Se essa opção estiver definida para um valor de moeda e não for necessária a verificação de tolerância para o tipo de lançamento, a verificação de tolerância será executada para taxas calculadas ou digitadas manualmente, usando-se a porcentagem de tolerância global identificada abaixo.
    % nível da verificação de tolerância de taxa valor 1/2/3/4/5
    Se a verificação de tolerância não for necessária para um valor de moeda, esta opção será a máxima porcentagem de tolerância global usada para verificar a taxa. Esta porcentagem é usada para verificar todas as moedas e substitui a porcentagem digitada para uma moeda individual em uma taxa diária ou por período.
    A variação da porcentagem entre a taxa digitada ou calculada e a taxa diária ou por período retida no sistema para o período deve estar dentro dessa porcentagem.
    Consulte O que é verificação de tolerância de taxa? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.
    Valor 2 - Reter código moeda default
    Se esta opção estiver definida, o código de moeda default não pode ser alterado em Plano de contas (COA), Clientes (CUS) ou Fornecedores (SUS), uma vez que a moeda está presente em uma transação contabilizada na conta.
  2. Salve as alterações.