Regras de transação

  1. Especifique estas informações:
    Forçar listagem de lançamento
    Essa configuração determina se uma listagem de lançamento é automaticamente produzida depois de um lançamento ser contabilizado com sucesso. Você pode escolher produzir uma listagem depois de qualquer lançamento ser contabilizado (transitório ou permanente); apenas depois de os lançamentos transitórios serem contabilizados; ou apenas depois de os lançamentos do razão permanente serem contabilizados.
    Código de formato de relatório
    Este é o código de formato de documento a ser usado para a listagem de lançamentos, caso esta deva ser automaticamente gerada. O formato de documento precisa ter sido definido em Formato de documento (DFS).
    Saldo por
    Esta opção permite que você imponha um nível adicional de controle de balanceamento quando um lançamento é inserido usando-se Entrada do razão (LEN) e Importação do razão (LIM). Você pode selecionar qualquer um dos seguintes detalhes do lançamento como base para o balanceamento do lançamento: referência de transação, data de transação ou qualquer uma das dez dimensões de análise de transação.
    Caso você selecione uma dessas opções, todas as linhas de lançamento que fazem referência ao mesmo valor para o campo devem balancear. Por exemplo, se você escolher Análise do Razão 1, isso significa que todas as linhas de transação que tenham o mesmo código para Análise do Razão 1 dentro de um lançamento devem balancear. Caso você selecione uma das dimensões de análise, certifique-se de que a dimensão está selecionada na guia Análise de Tipos de Lançamento (JNT) para todos os tipos de lançamentos relevantes.
    Se os valores de moeda 1, 3 ou 4 tiverem suas respectivas opções de Balanceamento do valor da moeda configuradas como Automático, em Configuração de unidade de negócios, o SunSystems gerará todas as linhas necessárias de balanceamento no lançamento, caso não venham a balancear pelo critério de balanceamento.
    Nota: você pode gerar dois níveis de linhas de balanceamento: pela referência de transação e pelo campo que você selecionar em Saldo por. Para isso, use essa opção em conjunto com a opção Balanc. ref. trans. p/ entrada ou com a opção Balanc. ref. trans. p/import., ou com ambas.
    Para mais informações sobre o controle do balanceamento de lançamento, consulte Quando um lançamento está balanceado.
    Impor para importação
    Usado para determinar se as opções de balanceamento especificadas na Configuração do Razão são impostas, ou editáveis, durante a Importação do razão (LIM).
    Saldo por substituição
    Selecione esta opção para permitir que o usuário substitua a verificação de balanceamento de lançamento 'Saldo por'. Um aviso é exibido se o lançamento não balancear de acordo com a opção 'Saldo por' selecionada. O usuário pode substituí-lo e aceitar o lançamento, desde que atenda às outras opções de balanceamento.
    Nota: Essa substituição não afeta as opções Balanceamento de referências de transação para entrada ou importação descritas abaixo.
    Referências justif. esquerda
    Use esta opção para determinar se a referência em todas as transações contabilizadas pela Importação do razão (LIM) devem ser alinhadas à esquerda, o que removerá todos os espaços e zeros à esquerda.
    Balanc. ref. trans. p/ entrada
    Se esta opção estiver configurada, as transações inseridas na Entrada do razão (LEN) serão balanceadas por referência de transação, além de qualquer opção Saldo por selecionada (acima). Se os valores de moeda 1, 3 ou 4 tiverem suas respectivas opções Balanceamento do valor da moeda configuradas como Automático na Configuração de unidade de negócios (BUS), o SunSystems gerará todas as linhas necessárias de balanceamento no lançamento, caso não venham a balancear pela referência de transação.
    Ativar alter. ref. trans.
    Esta opção só é relevante se a caixa de seleção Balanc. ref. trans. p/ entrada, acima, estiver marcada. Se estiver balanceando por referência de transação, configure esta opção para que o lançamento seja balanceado por referência de transação a cada vez que a referência for alterada durante a Entrada do razão (LEN), ou seja, quando a pessoa que fizer o lançamento clicar em Nova referência, bem como quando ele for contabilizado. De outro modo, se você quiser que o lançamento seja balanceado por cada referência de transação somente quando for contabilizado, deixe essa caixa de seleção desmarcada.
    Balanc. ref. trans. p/import.
    Se esta opção estiver configurada, as transações importadas na Importação do razão (LEN) serão balanceadas por referência de transação, além de qualquer opção Saldo por selecionada (acima). Se os valores de moeda 1, 3 ou 4 tiverem suas respectivas opções Balanceamento do valor da moeda configuradas como Automático na Configuração de unidade de negócios, o SunSystems gerará todas as linhas necessárias de balanceamento no lançamento, caso não venham a balancear pela referência de transação.
    Reter pedido original em Importação do razão
    Se essa opção for configurada, a Importação do razão especificará as transações, conforme o arquivo de importação. Se essa opção não for configurada, as transações serão especificadas pela Referência de transação.
    Forçar origem de lançamento
    Isso identifica a pessoa ou o processo de lote responsável pela criação do lançamento. A Origem de lançamento também recebe o nome de ID de operador. Essa configuração determina como a origem do lançamento é inserida nas entradas do razão, nos lançamentos retidos e nas alocações de transação. Há três opções disponíveis:
    • Solicitar operador na fase de entrada do razão - selecione esta opção para permitir que o operador digite manualmente a origem do lançamento, quando o lançamento for inserido. O operador pode optar por deixar a origem do lançamento em branco.
    • ID do operador que contabiliza o lançamento - selecione esta opção para definir a origem do lançamento automaticamente para a ID de operador da pessoa que contabiliza o lançamento.
    • ID do operador que cria o lançamento - selecione esta opção para configurar a origem do lançamento automaticamente para a ID de operador da pessoa que cria o lançamento.
    Rastr. ID oper. Ret. lanç.
    Esta opção determina como a Origem de lançamento é tratada em um lançamento retido depois de ter sido recuperado por uma segunda ID de operador diferente, e então retido novamente. Se essa caixa de seleção estiver marcada, e o segundo operador recuperar e modificar o lançamento, colocando-o como retido novamente, a Origem de lançamento registrada no lançamento será modificada para a segunda ID de operador, independentemente de qual opção de origem Forçar origem de lançamento estiver selecionada.
    Em outras palavras, se um lançamento retido é recuperado e modificado várias vezes por diferentes operadores antes da contabilização final, tal opção permite que você sempre registre a ID do último operador que modificou o lançamento retido, em lugar da ID do operador que criou o lançamento. Na contabilização final, se a opção Forçar origem de lançamento estiver definida como ID do operador que criou o lançamento ou Solicitar operador na fase de entrada do razão, a Origem do lançamento será a ID do último operador que modificou o lançamento e o definiu como retido, e não o operador inicial que o criou.
    Se esta caixa permanecer desmarcada, a ID do operador original será retida no lançamento até este ser contabilizado, quando usada a opção Forçar origem de lançamento.
    Arquivar razão
    Se esta opção estiver definida, as transações antigas serão arquivadas durante a Limpeza do razão (LCL). Caso contrário, as transações serão excluídas. Apenas as transações reais são arquivadas. As transações de orçamento são excluídas pelo processo de arquivamento.
    Relatar correções
    Se esta opção estiver definida, as transações que tiverem o marcador de alocação 'Correção' serão incluídas em relatórios financeiros.
    Mostrar mens. anulação pgtos.
    Esta opção determina se a mensagem de anulação de pagamento é exibida ou não.
    Relatar a partir do arquivo saldo
    Determina se os relatórios podem ser produzidos a partir de saldos no arquivo de saldos, mesmo quando estes não estão totalmente atualizados. Se não estiver selecionado, os relatórios serão produzidos diretamente dos dados de transações do razão, ou de saldos que foram atualizados para refletir as últimas transações. Se você sempre relatar a partir dos saldos do razão, os relatórios serão produzidos mais rapidamente, mas podem não refletir as últimas transações.
    Preservar vlrs. originais linha
    As Alocações de conta (ACA) permitem que se divida uma transação em uma ou mais transações, de forma a conciliar parte do valor original da transação. Além disso, a Entrada do razão (LEN) e a Importação do razão (LIM) podem dividir transações de clientes e fornecedores em várias parcelas, caso você esteja utilizando Pagamentos Programados. Se esta caixa de seleção estiver marcada, as funções de divisão reterão a transação original e contabilizarão uma transação de contrapartida correspondente para reverter a transação original, além de criar novas transações divididas. Às transações original e de contrapartida, será atribuído um marcador de alocação C (Correção).
    Caso a caixa permaneça desmarcada, o recurso de divisão altera o valor original de transação e gera uma ou mais transações adicionais para os valores divididos. O valor original de transação não estará mais disponível.
    Para mais informações a respeito da divisão de transações em Alocação de conta, consulte Entender a divisão de transações na Ajuda/Guia do usuário financeiro. Para mais informações a respeito da divisão de transações em parcelas nas contas de cliente ou fornecedor, consulte O que são pagamentos programados? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.
    Não combina pgtos sistema
    Configure esta opção para permitir que o usuário possa definir o marcador de alocação nas transações que envolvam pagamentos gerados pelo sistema como T (Pagamento não conciliado) em lugar da configuração default P (Pago).
    Normalmente, quando as transações são pagas por Pagamento bancário de fornecedor (PYR) ou Cobrança bancária de cliente (PYC), o marcador de alocação é definido como 'Pago'. As transações com esse marcador são consideradas pagas e completamente alocadas, não podendo ser selecionadas para conciliação por quaisquer funções de conciliação, como, por exemplo, Alocações de conta (ACA) ou Alocação on-line.
    Definir o marcador de alocação como 'Pagamento não conciliado' faz com que as transações sejam marcadas como pagas, porém não alocadas. Tais transações podem ser selecionadas em Alocações de conta (ACA) ou Alocação on-line para conciliação manual, mas não podem ser selecionadas novamente para pagamento.
    Os marcadores de alocação estão descritos com detalhes em O que são marcadores de alocação? e Quais marcadores de alocação estão disponíveis?.
    Ignorar saldos débitos
    Se esta opção estiver definida, Pagamento bancário de fornecedor ignora uma conta se as transações selecionadas para pagamento na conta tiverem um saldo final de débito. As transações da conta não são atualizadas ou relatadas por nenhum modo, e nenhum pagamento ou documento de pagamento é produzido.
    Se esta opção NÃO estiver definida, Pagamento bancário de fornecedor marca cada transação, transformando o saldo de débito como transações de Saldo relatado, definindo o marcador de alocação como B. Se os documentos de pagamentos forem produzidos, um cheque anulado é gerado e um aviso de remessa, emitido, listando as transações e mostrando o saldo de débito.
    Verificação de gasto excedente
    Se esta opção estiver definida, e você tiver ativado a verificação de orçamento em Configuração de verificação de orçamento (BCS), as configurações de tolerância abaixo serão usadas durante a verificação de orçamento. Se o valor e a porcentagem de tolerância forem definidas, o valor mais baixo será usado para a verificação. Consulte Que controles de orçamento estão disponíveis?
    %Tolerância
    Se a verificação de gastos excedentes for necessária, esta é a porcentagem até a qual o orçamento pode ser excedido, antes de que sejam exibidas mensagem de gastos excedentes. A variação de porcentagem entre o orçamento disponível e o gasto verificado, para o período de tempo apropriado, deve estar dentro dessa porcentagem.
    Valor de tolerância
    Se a verificação de gastos excedentes for necessária, este é o valor até o qual o orçamento pode ser excedido, antes de que sejam exibidas mensagem de gastos excedentes. A diferença entre o orçamento disponível e o gasto verificado, para o período de tempo apropriado, deve estar dentro desse valor.
  2. Salve as alterações.