Geral

  1. Especifique estas informações:
    Período atual
    Período contábil atual da unidade de negócios. Em geral, o período atual é usado como o período default no SunSystems. Você define o período atual aqui, inicialmente. Depois, no fim de cada período, você deve usar a função Alterar período (CPD) para atualizar o número do período.
    Consulte Datas e períodos contábeis para mais informações sobre os períodos contábeis.
    Períodos abertos De/Para
    Um operador pode contabilizar lançamentos para qualquer período dessa faixa. Se você deixar ambos os campos em branco, não haverá restrições de contabilização. Você pode usar números de períodos relativos, por exemplo, +nnnn ou - nnnn, onde nnnn é o número de períodos antes ou depois do período atual. Você também pode digitar A, para Atual, para permitir contabilizações apenas para o período atual, o que significa o período especificado no campo 'Período atual'. Consulte Em quais períodos posso contabilizar? para uma explicação mais detalhada.
    Datas abertas De/Para
    Controla a única data ou faixa de datas de transação, na qual os operadores podem contabilizar lançamentos. Se você deixar ambos os campos em branco, não haverá restrições de contabilização. É possível usar datas relativas, por exemplo +nnn ou -nnn, onde 'nnn' é o número de dias antes ou depois da data atual. Você pode inserir T, para 'Today's date' (Data de hoje), para permitir contabilizações apenas na data atual do sistema. Os usuários do calendário gregoriano também podem inserir datas absolutas. Consulte Em quais períodos posso contabilizar? para uma explicação mais detalhada.
    Nota: Se usar Calendários financeiros, você poderá alterar o Período atual, Períodos abertos De/Até, Data abertas De/Até na Configuração do razão (LES). Você deve fazer as alterações requeridas em Calendários financeiros (FCS).
    Contabilizações transitórias
    Esta configuração determina se as contabilizações transitórias podem ou não ser feitas. As contabilizações transitórias podem ser visualizadas, exibidas em relatórios e alteradas antes de se tornarem contabilizações do razão permanentes. Há três opções disponíveis:
    • Obrigatórias - significa que todas as transações são contabilizadas como contabilizações transitórias e têm de ser posteriormente contabilizadas como permanentes.
    • Opcional - oferece a opção de contabilizar lançamentos individuais como contabilizações transitórias ou como contabilizações permanentes.
    • Proibidas (default) - contabiliza todas as transações como permanentes e evita contabilizações transitórias.
    O recurso 'Contabilizações transitórias' está descrito com detalhes em O que são transações transitórias?.
    Nota: Você não deve alterar a configuração de Obrigatórias ou Opcional para Proibidas, até que todas as transações transitórias tenham sido contabilizadas como transações permanentes. Consulte Transformar transações transitórias em permanentes na Ajuda/Guia do usuário financeiro.
    Código de regra de periodicidade
    A regra de periodicidade de depreciação a ser utilizada para os ativos no razão.
    Excluir valor final do cálculo
    Se esta caixa de seleção for marcada, por default o valor final de um ativo será excluído dos cálculos de depreciação. Isso pode ser ignorado em determinados ativos.
    Consulte Como o valor do ativo final é tratado?.
    Ativos em moeda base 2/reporte
    Se esta caixa de seleção for marcada, os valores de ativos são retidos em moedas base e base 2 ou reporte. Isso pode ser ignorado em determinados ativos.
    Usar quantidade do ativo
    Se esta caixa de seleção for marcada, quantidades de ativos podem ser registradas ao efetuar-se contabilizações do ativo fixo no razão.
    Bloquear depreciação calculada
    Quando houver uma mudança do valor, taxa de depreciação ou valor final de um ativo, e se esta caixa estiver marcada, os cálculos de depreciação anteriores à alteração ficarão intactos, e nenhuma compensação será feita nos períodos seguintes, o que poderia, de outro modo, ser o caso. Esta opção se aplica a todos os ativos da unidade de negócios.
    Para obter mais informações, consulte a seção Inserir transações de ativo na Ajuda/Guia do usuário financeiro.
    Nota: A fim de usar a opção Bloquear depreciação calculada, os ativos fixos devem ser configurados com o Método de depreciação Linear.
    Depreciação completa ano no 1º ano
    Se esta caixa estiver marcada, o valor de depreciação de um ano completo será calculado no ano fiscal em que a depreciação se inicia, mesmo que se inicie no decorrer do ano. Neste caso, o valor calculado por ano é distribuído entre os períodos elegíveis remanescentes naquele ano. (períodos elegíveis são aqueles especificados na regra de periodicidade de depreciação identificada no Código de Regra de Periodicidade descrito acima).
    Você pode precisar dessa opção caso esteja usando quaisquer dos métodos de depreciação ampliada, no qual a depreciação é normalmente calculada para anos inteiros. Entretanto, não é estritamente necessário configurar essa opção para utilizar os métodos de depreciação ampliada.
    Deixe essa caixa desmarcada para calcular a depreciação de cada ativo fixo a partir do período de sua aquisição. Nesse caso, os ativos adquiridos no decorrer do ano terão uma depreciação menor que a depreciação de ano completo, contabilizada em seu primeiro ano.
    Aplicar depreciação avançada
    A depreciação avançada é a multiplicação do valor da depreciação comum durante anos selecionados da vida de um ativo, e é gerenciada como um tipo diferente de transação para a depreciação comum. Marque esta caixa para que os ativos sejam incluídos no cálculo de depreciação avançada.
    Para obter mais informações, consulte Quais são os elementos de depreciação ampliada?.
    Próxima referência de alocação
    A próxima referência numérica para grupos de transações alocadas em conjunto. Essa referência é automaticamente incrementada quando uma transação é alocada ou paga.
    Marcador de alocação para a retenção de imposto
    Marcador de alocação numérica a ser atualizado na conta de origem de transação de Retenção de imposto.
  2. Salve as alterações.