Atualizar o estoque para notas de devolução de compra

O sistema pode ser configurado para determinar quando o estoque será atualizado e o que será afetado pela atualização. Estas informações são definidas no tipo de compra.

As devoluções de compra são projetadas para terem as seguintes fases:

  • Entrada de pedido - obrigatório
  • Confirmação de pedido - obrigatório para atualização de estoque
  • Entrada de fatura - opcional
  • Conciliação de fatura - opcional
  • Confirmação de fatura - opcional.

É desejado que a atualização de estoque deva ocorrer na fase de confirmação de pedido. A fase de entrada de pedido permite que a linha seja inserida ou gerada, alterada, liberada e que ocorra qualquer contabilização do razão. A fase de confirmação de pedido permite que o estoque seja alocado antes da emissão e que ocorra qualquer contabilização do razão. O estoque atualizado em qualquer outra fase provoca comportamento inesperado.

Se o estoque devolvido tiver que ser trocado, então um pedido de compra ou ordem de movimento separada será necessária para receber estes itens novamente ao estoque. As devoluções de compra não permitem que os itens sejam recebidos. As fases de nota de recebimento não serão permitidas no tipo de compra PRN e as linhas de mercadorias permitem somente que a legenda de valor de quantidade seja negativo. Ou seja, o oposto de um pedido de compra. Além disso, não há fases de separação ou despacho para PRN.

Ao inserir linhas de devolução, as verificações de estoque são realizadas para garantir que haja estoque suficiente no local de devolução identificado para saída. Se não houver estoque suficiente no estoque, o sistema exibirá mensagens de erro e não permitirá que você continue.

Nota:  Em Permissões diversas do operador, se os sinalizadores Substituir quantidade física e Substituir quantidade livre, você será autorizado a continuar.
Nota:  Em Alocações manuais, o estoque inserido em locais diferentes pode ser alocado e emitido, mas o local de devolução da linha de PRN não será alterado.

Se o estoque a ser devolvido for alocado a outros pedidos, então ele deve ser desalocado primeiro. Para fazer isso, insira o pedido em que o estoque está alocado e desaloque o estoque.

O estoque não deve ser atualizado ao criar uma nota de devolução. No formulário 'Nota de devolução de compra', o campo 'Atualizar estoque' permite que você controle se isso acontecerá ou não. Ou seja, marque a caixa de seleção se o estoque precisar ser atualizado ou deixe-a desmarcada se o estoque caso não haja atualizações.

Nota:  Quando o campo Atualizar estoque tiver sido marcado e o estoque atualizado, o campo não poderá ser desmarcado.
Nota:  As atualizações de estoque não podem ser realizadas em qualquer fase de fatura, pois não há capacidade de realizar alocações dentro das funções de fatura.