Definir as fases para o tipo de compras

É possível configurar as informações específicas para as fases a serem usadas em um Tipo de compra. Por exemplo, a sequência em que as fases são processadas e o formato de documento a ser usado.

  1. Do menu Ação em Tipos de compra, selecione Fase de compra.
  2. Especifique estas informações:
    'Tipo de transação de compra' e 'Cabeçalho abreviado'
    Estes campos serão automaticamente preenchidos com base no registro atual de 'Tipo de compra' e não poderão ser alterados.
    Fase
    A fase de compra necessária.
    Sequência
    A fase de compra que deve ser concluída antes que essa fase seja permitida. Ela pode ser configurada como outra fase obrigatória definida para esse tipo de compra ou como 'Sem sequência especificada', significando que não é um requisito para que essa fase siga outra fase em questão. É possível configurar as fases paralelas definindo duas vezes a mesma fase. Entretanto, a 'Confirmação de pedido' deve estar após 'Entrada de pedido', mas não imediatamente após.
    Código de formato de documento
    O formato de documento a ser aplicado a essa fase. Por exemplo, o formato de documento que foi configurado para um pedido de compra. Um documento pode ser produzido para qualquer fase.
    Tipo de transação de movimento
    O tipo de movimento necessário a ser aplicado nessa fase de compra.

    Se um tipo de movimento for especificado, então um movimento de estoque real será realizado nessa fase. Se os códigos de tipo de movimento forem especificados para o tipo de compra, mas não houver uma para a fase de entrada, quando a transação for inserida, um movimento antecipado será criado. Esse movimento antecipado está disponível para alocação, se 'Examinar estoque livre projetado' for definido em Configuração de gestão de estoque. Esse tipo de movimento deve ser um recebimento ou uma transferência, ou seja, tanto saída quanto recebimento.

    Apenas um movimento do tipo de recebimento pode ser especificado em um 'Tipo de compra'. Vários movimentos de tipo de transferência podem ser especificados. Ao processar uma transação de compra através das suas fases, um recebimento de estoque deve ocorrer antes de qualquer transferência. Portanto, os movimentos do tipo de transferência só podem ser especificados em fases que ocorrem em sequência, após um movimento do tipo de recebimento.

    Se um tipo de compra não tiver códigos de 'Tipo de movimento' para as suas fases, nenhuma atualização de estoque será realizada.

    Nota: não é recomendável que o estoque seja atualizado na fase de entrada de pedido. É recomendável que o tipo de movimento esteja associado às fases após a entrada do pedido, como confirmação de pedido, entrada/conciliação de NR etc. Ao atualizar o estoque na fase de entrada de pedido, várias partes da funcionalidade não poderão ser realizadas, como cálculo de custo, e qualquer dado inserido não poderá ser alterado.
    Nota: verifique se o Tipo de movimento selecionado na fase de transferência de recebimento utiliza as fórmulas aceitáveis para essa configuração de tipo de compra. Caso contrário, a fórmula pode não ser capaz de ser calculada e os valores zero são automaticamente substituídos.
    Código de definição de interface do razão de transação
    Se necessário, esse campo contém a interface do razão a ser aplicada para a fase de compra em questão. Se isso for configurado, a transação será automaticamente contabilizada para o razão ao confirmar a fase.
    É possível contabilizar para o razão em qualquer uma das fases ou em todas as fases.
    Código de definição de interface do razão de estoque
    Se o estoque tiver que ser atualizado nessa fase e um tipo de movimento for especificado, você pode fornecer um 'Código de definição de interface do razão de estoque' nesse campo.
    Nota: isso não deve ser aplicado às fases de Entrada de pedido ou Confirmação de pedido. Esse tipo de interface do razão necessita da realização do cálculo de custo de estoque e esse cálculo não é realizado nas fases de 'Entrada de pedido' ou 'Confirmação de pedido'.
    Nota: um código de interface do razão (também conhecido como uma Definição de interface do razão transacional) ou um Código de definição de interface do razão de estoque, ou ambos, deverão ser inseridos em qualquer fase onde um código de ordem de movimento for inserido.
    Nota: As definições de interface de estoque do razão devem ser usadas para usuários de cálculo de custo reais que necessitam visualizar as alterações de custo 'propagadas' por recebimentos e saídas. As definições de interface de estoque do razão devem ser usadas para usuários de cálculo de custo padrão, se o módulo 'Reavaliação de Estoque' for usado para reavaliar as transações do período atual.
  3. Salve as alterações.