Especificar dimensões de análise que não devem ser transferidas entre recebimentos e saídas

É possível especificar dimensões de análise que não serão transferidas entre recebimentos e saídas quando as alocações forem realizadas.

Nota: isto refere-se à análise que é definida para recebimentos e saídas em 'Estrutura de análise (ANS)', e aplica-se somente ao uso do módulo 'Estoque', pois é quando os recebimentos e saídas são usados.

Em 'Estrutura de análise (ANS)', as dimensões de análise podem ser atribuídas aos recebimentos e saídas. Faturas de compra/pedidos de compra, ordens de movimento e pedidos de venda também têm análises que são separadas das análises de recebimentos e saídas.

Quando um recebimento for atualizado (ou seja, o estoque foi recebido e os registros de estoque atualizados) o sistema copiará a análise do pedido original para o registro de recebimento. Como diferentes dimensões de análise podem ter sido atribuídas a recebimentos e saídas, o sistema copiará a análise na qual as dimensões forem as mesmas.

Exemplo

Em faturas e pedidos de compra, pode haver a dimensão de análise de departamento e empregado. Em recebimentos e saídas, pode haver dimensões de análise de departamento e grupo de produto. A posição da dimensão não é importante neste ponto (por exemplo, primeira, segunda, terceira etc). Quando um pedido de compra for criado e as mercadorias recebidas, a análise no período de compra será copiada para a nota de recebimento onde ela poderá ser modificada. Quando o recebimento for atualizado, ele será copiado ao registro de recebimento. Como a dimensão de departamento é comum entre os pedidos/fatura de compra e recebimentos/saídas, os códigos de análise são copiados. As dimensões de grupo de produto e empregado são ignoradas.

O mesmo aplica-se às ordens de movimento do tipo recebimento ou transferência, bem como notas de devolução de venda. Ou seja, qualquer transação que cria recebimentos.

Uma ordem de movimento do tipo saída, pedidos de venda, notas de devolução de compra, entre outros, criam registros de saída. Uma saída é alocada a um registro de recebimento, manualmente ou automaticamente, para itens que necessitam de alocação. Quando a saída for atualizada, a análise será copiada da saída para o recebimento.

Se não desejar copiar análise de uma saída para um recebimento, mas desejar que a análise na transação de saída seja copiada a uma saída, será possível especificar a análise que não será copiada nos formulários 'Dimensão de análise não transferida'.

Usando o exemplo acima, se não desejar que o código de análise do departamento seja copiado do recebimento para a saída, mas desejar usar o departamento inserido no pedido de venda, a dimensão que não será copiada deve ser especificada no formulário 'Tipo de venda - Dimensão de análise não transferida'. O departamento inserido no pedido de vendas é, então, usado. Entretanto, se nenhum departamento for inserido no pedido de venda, o departamento no recebimento será copiado.

Tipo de compra

Esta função aplica-se a uma devolução de compra que cria saídas. Ela não se aplica a notas de compra, notas de devolução de compra ou faturas de compra que criam recebimentos.

Tipo de venda

Esta função aplica-se a todos os pedidos de venda que criam saídas, exceto as notas de devolução de venda que criam recebimentos.

Tipo de movimento

Esta função aplica-se a todas as ordens de movimento do tipo saída e transferência. Ela não se aplica a ordens de movimento do tipo recebimento.

Acessar o formulário

Do menu 'Ação' em 'Tipos de compra', selecione 'Análise de PC'; em 'Tipo de vendas' selecione 'Análise de PV'; em 'Tipos de movimento', selecione 'Análise de OM'. O formulário 'Dimensão de análise não transferida' relevante é exibido, contendo os seguintes campos:

  • Tipo de transação de compra / Tipo de transação de venda / Tipo de transação de

    Este campo contém o código do tipo de transação atual.

  • Dimensão de análise

    A dimensão de análise que não deve ser transferida entre recebimentos e saídas quando as alocações forem realizadas.