Um exemplo típico do uso do Prima Nota

O recurso 'Contabilizações transitórias' do SunSystems assegura a integridade de seus dados e relatórios. Portanto, é importante que as transações permaneçam como contabilização transitória até que sejam definitivas. Uma vez que você tenha gerado o livro diário e as listagens de impostos definitivos, as contabilizações transitórias tornam-se permanentes e nenhuma outra alteração será possível.

Você pode usar o seguinte conjunto de procedimentos típicos como base para planejar os seus próprios:

  • Alterar Sequências do razão (LEQ) para que o campo Data de registro mostre a data no início do período de registro. Essa data é independente do calendário e está concomitante com o período contábil usado na Entrada do razão (LE).
  • Avance a data de registro conforme necessário para códigos de número de sequência até que todas as transações tenham sido registradas no período de registro necessário.
  • Processe os relatórios jurídicos para poder confirmar a precisão dos dados no livro transitório. Repare que se você estiver usando Listagem de livro diário, ou Relatório de impostos, você deverá verificar se o campo Solicitação final/definitiva está definido como Não.
  • Use Recamar lançamentos transitórios (PRJ) e Entrada do razão (LE) para alterar lançamentos transitórios incorretos.
  • Contabilize todas as entradas transitórias como contabilizações permanentes, para o período de registro ou intervalo de datas de entrada, processando a Listagem de livro diário ou Registro de impostos, com o campo Solicitação final/definitiva definido como Sim.
  • Processe os relatórios jurídicos para gerar os relatórios fiscais e civis necessários. Os relatórios gerados são fixos e finais, e o Prima Nota para o período relevante de registro está fechado.