Registrar no Prima Nota

Quando as transações são contabilizadas como transitórias no Prima Nota, elas são registradas por data e número. Idealmente, para atendimento às exigências legais italianas, cada transação tem uma referência de identificação exclusiva. Os números de registro gerados são usados como os números de protocolo em relatórios fiscais.

Você pode definir os detalhes de registro de data e registro de número no SunSystems com Sequências do razão (LEQ). Você define cada conjunto de códigos de referência de transação que queira usar e as regras a serem aplicadas para cada conjunto.

Normalmente, as sequências separadas dos detalhes de registro são necessárias para transações de compra e venda. Os requisitos da sequência numérica são atribuídos a diferentes tipos de transações em Configuração do razão (LES).

Nota:  Se você tiver especificado uma Dimensão de transação, poderá também especificar sequências a serem usadas nos lançamentos gerados pelo sistema. Um código de número de sequência único será usado para cada lote contabilizado. Isso não se aplica para entrada ou importação manual.

Também em Configuração do razão, você seleciona uma dimensão de análise no campo Dimensão de transações para reter o 'Protocolo', ou a sequência numérica de transação, em cada transação. Você pode configurar outra dimensão de análise, Dimensão de livro diário em Configuração do razão, para reter a sequência numérica do livro diário que for atribuída a cada transação.

Definir datas de registro

Se você definir o campo Data de registro para um Código de número de sequência em sequências do razão (LEQ) com a data inicial do seu período de entrada, todas as transações usando esse código de número de sequência serão marcadas com essa data como sua data de entrada de registro.

Para cada código de número de sequência que você define, é emitido um aviso se você definir a data do registro para uma data anterior àquela usada para o código de número de sequência. Isso ajuda a assegurar que os números e as datas de registro aumentem paralelamente.

Definir números de registro de transações

Você pode definir e alterar o próximo número de registro de transação no campo Próximo número de sequência em sequências do razão (LEQ).

Você pode controlar os números de sequência usando o campo Atualizar sequência, em 'sequências do razão (LEQ)'. Para um código de número de sequência específico, você pode definir o campo como:

  • 'Automático', para aumentar o número de sequência de registro automaticamente para cada transação.
  • 'Entrada', para definir o número de sequência automaticamente e exibir o número enquanto você está digitando o lançamento no Entrada do razão (LE).
  • 'Manual', para forçar o operador a digitar o número de sequência manualmente para cada nova referência de transação no Entrada do razão (LE). Você não pode usar um número de sequência manual para os lançamentos gerados pelo sistema.
  • 'Data', para registrar a data de registro automaticamente, mas não gerar um número de sequência.

Para digitar uma data de registro e uma sequência numérica, você deve digitar tanto a data de registro quanto selecionar a opção Automática ou Manual, no campo Atualizar sequência.

Atribuir detalhes de registro para um tipo de lançamento específico

Uma vez que você tiver definido um Código número de sequência usando 'Configuração de sequências do razão', você pode atribuir esse tipo de código de sequência para um tipo de lançamento usando Tipos de lançamento (JNT). Isso significa que todas as contabilizações que você fizer usando esse tipo de lançamento usarão a data de registro que você digitou no campo Data de registro (LEQ), em 'sequências do razão', como data de entrada. O Código de número de sequência e o Próximo número de sequência compõem o número de sequência de transação que será atribuído à transação e retido no código de análise apropriado na transação. Quando você processar relatórios, poderá usar esse códigos de análise como um critério de classificação e seleção.

Além disso, se você usar Data de registro, ela será exibida em uma mensagem imediatamente após a contabilização de um lançamento. Se Atualizar sequência, em 'Sequências do razão (LEQ)', estiver definido como Automático, o Número de sequência usado também é exibido, ou o primeiro e o último códigos, se várias referências forem contabilizadas em um lançamento.

Definir números de sequência de livro diário

Para atender às exigências da contabilidade italiana, os números de sequência do livro diário devem ser usados para todas as transações fiscais.

Os números de sequência do livro diário são atribuídos às transações quando estas aparecem em uma Listagem do livro diário (DYL) definitiva.

Um código de sequência de livro diário deve usar sequências do razão. Para gerar números de livro diário, você deve definir o campo Atualizar sequência, em 'Sequências do razão (LEQ)', como Automático para o código usado para números de sequência do livro diário. A data de registro não é necessária.

Os números de sequência do livro diário são incrementados automaticamente apenas quando você processa a Listagem do livro diário, com o campo Solicitação definitiva definido como Sim. Configuração do livro diário (DYB) é utilizada para determinar a sequência de transação e os requisitos numéricos para o relatório.

O número de sequência do livro diário atribuído a cada transação é armazenado como uma dimensão de análise na transação. A dimensão de análise utilizada é identificada no campo Dimensão do livro diário, em Configuração do razão (LES).