Visão geral da contabilidade italiana

Esta seção oferece uma orientação geral sobre as formas de utilizar o SunSystems para gerar relatórios que atendam às exigências da legislação italiana. Ela explica como gerar tais relatórios, através do uso coordenado de ferramentas fornecidas pelo SunSystems. Também sugere modos de usar os recursos de segurança do SunSystems' para exercer controle máximo sobre a administração dos sistemas e a entrada de lançamentos.

Histórico

Legal

A lei italiana exige que as organizações forneçam demonstrativos financeiros e relatórios fiscais para inspeção pelas autoridades. Os relatórios fiscais têm de ser apresentados em papel timbrado oficial. Uma vez que tenham sido finalmente gerados, nem os demonstrativos financeiros nem os relatórios fiscais podem ser revisados.

O Prima Nota

Já que as organizações têm de produzir um relatório definitivo, tornou-se prática comum na Itália contabilizar transitoriamente todas as transações em um livro transitório, o Prima Nota. Uma vez digitados, as transações e os detalhes das transações podem ser revisados no livro transitório, até que os relatórios fiscais ou civis sejam exigidos, quando são permanentemente contabilizados no razão principal.

Registro

A entrada de todas as transações no livro transitório é carimbada usando-se uma data (entrada) de registro. É comum complementar esse carimbo de data com pelo menos um número crescente que é, às vezes, prefixado com um código. Na Itália, em geral utiliza-se tanto um número de sequência de transação para o registro no livro transitório como um número de sequência do livro diário, quando este é produzido. Esses detalhes de registro são impressos nos documentos associados à transação. Isso fornece uma trilha de auditoria com início nos relatórios jurídicos e que engloba as faturas originais, notas de crédito etc.

O Livro Transitório

Com o SunSystems você pode usar o recurso de contabilização transitória, como o Prima Nota. O SunSystems permite que você contabilize dois tipos de transações no razão: contabilizações permanentes e contabilizações transitórias.

Alterar a configuração do campo Contabilizações transitórias em Configuração do razão (LES) para Obrigatório garante que todas as transações sejam contabilizadas automaticamente como contabilizações transitórias. Isso equivale a contabilizar transações transitórias no livro transitório.

Você pode alterar essas transações e emitir relatórios antes de contabilizá-las como permanentes. Isso equivale a contabilizar permanentemente a transação.

Se a opção Contabilizações transitórias estiver definida como Opcional, você pode escolher contabilizar uma transação como transitória ou permanente.

Relatórios e listagens definitivos

Após contabilizar suas transações como contabilizações permanentes, você pode, a qualquer momento, imprimir novamente relatórios e listagens definitivos, que são exigidos pelas autoridades italianas.