Dividir uma transação em duas transações
Há duas opções de divisão de transação que permitem a divisão de uma única transação em duas:
- a opção default de divisão - que divide a transação original em duas transações com o mesmo sinal de débito e crédito. Por exemplo, é possível usá-la para dividir uma transação de débito de GBP 100 em duas transações, uma de débito de GBP 60 e uma de débito de GBP 40.
- a opção de divisão de sinais - que divide a transação original em duas transações com sinais opostos, ou seja, que permite definir o indicador de débito e crédito numa transação de divisão. Por exemplo, é possível usá-la para dividir uma transação de GBP 100 em duas transações, uma de GBP 20 de crédito e uma de GBP 120 de débito.
As duas opções selecionam automaticamente a nova transação de divisão para conciliação, configurando o marcador de alocação para A ser alocado e deixando o marcador de alocação da outra transação sem alteração.
Para dividir uma transação em duas transações:
- Identifique a transação a ser dividida na lista de transações de alocação.
- Para dividir em duas transações com sinais diferentes (crédito ou débito), selecione .
- O formulário Divisão simples é exibido. O valor original da transação será exibido no campo Valor original, por moeda.
- Em Descrição de pendente, digite um motivo para a divisão ou qualquer outra informação útil.
- Se a Débito ou Crédito para a nova transação de divisão junto com o 'Valor a alocar'. for escolhida, será possível definir o indicador
- A diferença entre o valor original da transação e os valores a serem alocados é exibida no campo Pendente. Esse é o valor da transação que permanece não alocado e retém o marcador de alocação da transação original.
- Clique em para dividir a transação ou em para desconsiderar esses detalhes.
Após a divisão da transação, a nova transação (ou transações) é exibida imediatamente acima da transação original, na listagem de transação de alocação.
A nova transação que contém o valor 'Valor a alocar' possui um marcador de alocação A ser alocado. Esse montante também é acrescido aos totais de saldo de débito e crédito na parte superior do formulário, que identificam os valores totais alocados.
A transação original contém o valor pendente e não alocado e mantém seu marcador de alocação original.