Como o desconto de liquidação é tratado durante a alocação
As Alocações de conta (ACA) e a alocação on-line como parte do processo de entrada do razão podem calcular e aplicar automaticamente descontos de liquidação devidos nas transações marcadas para alocação contra pagamento único em dinheiro nas contas de cliente/a receber, contas de fornecedor/a pagar ou nas contas de terceiros.
Se, ao escolher contabilizar ou salvar as alocações elas não estiverem balanceadas, o processo de contabilização calculará o desconto disponível e o incluirá no balanceamento da alocação.
Se, ainda assim, as alocações não estiverem balanceadas, o processo verificará as tolerâncias relativas ao desconto. Se o valor da diferença restante estiver dentro das tolerâncias para desconto, ele será aceito como desconto adicional.
Caso contrário, o sistema permite decidir como prosseguir. Se as transações puderem ter desconto, será possível aplicar o valor da diferença como desconto. Como alternativa, será possível gerar e contabilizar uma transação adicional de balanceamento. Além disso, será possível escolher por alterar as alocações, por exemplo, dividindo uma transação.
Calcular o desconto
O sistema revisa todas as transações da fatura e nota de crédito selecionadas para alocação. Ele usa os detalhes das condições de pagamento da transação para determinar se o desconto é permitido e, se for o caso, calcular o desconto. Especificamente, ele usa as duas datas de vencimento do desconto e respectivas porcentagens. Consulte Como se determinam desconto e imposto inclusivos?
O desconto só é calculado automaticamente ao alocar um único pagamento em dinheiro, porque usa a data do pagamento em dinheiro para determinar se o desconto foi ou não obtido.
O desconto total permitido é comparado ao valor da diferença da alocação. Se esse valor de desconto for suficiente para fazer o balanceamento das alocações, o lançamento do desconto e as alocações serão automaticamente contabilizados.
Se o desconto total disponível for superior ao valor da diferença, o desconto para cada transação será reduzido, proporcionalmente, para se obter o balanceamento. O lançamento do desconto e as alocações serão automaticamente contabilizados.
Revisar as tolerâncias do desconto
Se, após incluir o valor do desconto permitido, as alocações ainda não estiverem balanceadas, as tolerâncias de desconto existentes serão aplicadas. As tolerâncias de desconto são definidas em Tipos de lançamento (JNT) e podem ser definidas como uma diferença de porcentagem e/ou como um valor de tolerância. Essas tolerâncias se aplicam à diferença entre o desconto calculado e o valor do desconto que parece ter sido considerado, ou seja, o valor conciliado da diferença.
Se o valor da diferença estiver dentro do valor ou da porcentagem de tolerância para o desconto, será aceito como desconto adicional. O lançamento do desconto e as alocações serão automaticamente contabilizados.
Aplicar o desconto manualmente
Se após aplicar o desconto e as respectivas tolerâncias o desconto disponível for inferior àquele necessário para fazer o balanceamento das alocações, o processo de conciliação não contabiliza o lançamento do desconto nem as alocações. Em vez disso, permite escolher entre aplicar todo o valor da diferença como desconto ou fazer o balanceamento das alocações de outra forma.
Consulte Aplicar uma diferença como desconto durante a alocação.
Gerar as transações de desconto
O processo de conciliação contabiliza o desconto na conta de entrada ou de saída de desconto, identificada nos Tipos de lançamento (JNT), dependendo se o desconto se referir às transações de venda ou compra. Se a conta de desconto ainda não estiver definida, o processo solicitará a inserção do código da conta.