Quais detalhes de transação podem ser alterados pela alocação de conta?

Use as Alocações de conta (ACA) para alterar algumas das informações não financeiras retidas em uma transação, depois da contabilização dessa transação em uma conta.

Isso permite a correção de erros, por exemplo, para alterar um código de análise incorreto, inserir códigos de análise ausentes ou alterar uma descrição da transação.

A Alocação de conta também permite alterar os detalhes das condições de pagamento para mudar a data de vencimento do pagamento ou a data de desconto e o percentual de desconto.

Quais detalhes da transação posso alterar?

É possível alterar os seguintes detalhes:

  • Descrição da transação
  • Marcador de alocação
  • Códigos de análise de transação do razão
  • Código das condições de pagamento
  • Data de vencimento
  • Data 1 porcentagem do desconto
  • Data e porcentagem do desconto 2
  • Data e porcentagem de juros
  • Data e porcentagem de pagamento atrasado
  • Detalhes do primeiro documento - data, número de prefixo e número do documento
  • Detalhes do segundo documento - data, número de prefixo e número do documento
  • Referência do pagamento
  • Código do banco

Os detalhes da transação que podem ser alterados estão nas colunas destacadas do formulário Resultados da pesquisa - Alocação de contas.

Nota: não há como alterar campos ligados a pagamento, ou seja, desconto, juros, pagamento atrasado ou condições de pagamento em transações fechadas. Ou seja, as que tiverem marcadores de alocação Correção, Reconciliação, Alocado ou Pago.
Nota: É possível somente alterar os códigos de análise para uma dimensão de análise se a opção Alterar na alocação da conta estiver definida em Dimensões de análise (AND).
Nota: Se o código das condições de pagamento for atualizado, o sistema emitirá um aviso informando que essa atualização altera a data do vencimento e os detalhes do desconto na transação.

Alterar o marcador de alocação em transações individuais

É possível alterar o marcador de alocação para alterar o status da transação ou solicitar um processamento específico. Por exemplo, é possível definir o marcador como Forçar para incluir a transação na próxima execução de pagamento ou defini-lo como Reter para impedir que seja selecionado para pagamento. É possível também alterar o marcador de alocação para espaços de forma a 'desfazer a alocação' ou 'deixar de pagar' a transação. Consulte 'Atualizar manualmente os marcadores de alocação'.

Alguns marcadores de alocação só podem ser definidos em um grupo de transações de balanceamento. Consulte 'Quais marcadores de alocação devem estar balanceados?'

Consulte 'Quais marcadores de alocação estão disponíveis?' para obter uma lista completa de marcadores e detalhes sobre como podem ser alterados.

Alterar o marcador de alocação em várias transações

É possível usar opção Ação todos para modificar o Marcador de alocação de um código para outro em todas as transações adequadas. O sistema procura todas as transações extraídas que fazem referência ao marcador 'De' e modifica-o para o marcador 'Para' escolhido. Por exemplo, para modificar o marcador de Reter para Não alocado.

Consulte Alterar o marcador de alocação em um grupo de transações e Alterar o marcador de alocação em uma faixa de transações em alocação de conta.

Alterar contabilizações transitórias

Se as contabilizações transitórias forem obrigatórias, não há como alterar os seguintes detalhes das transações nas contabilizações permanentes: data de entrada, descrição e os códigos de análise de transação do razão para a Dimensão de sequência das transações, Dimensão de sequência do livro diário e Código de imposto. Consulte Alterar contabilizações transitórias.