Como as transações são selecionadas para alocação?

Ao usar as Alocações de conta (ACA) para conciliar as transações de uma conta, a sua primeira tarefa será identificar a conta e as transações a serem conciliadas. As transações são selecionadas para alocação de acordo com os critérios de seleção identificados no formulário Critérios de seleção para alocação de conta. Esse formulário é exibido quando você acessa Alocações de conta (ACA).

É possível usar os critérios de seleção para selecionar as transações com base em:

  • o período contábil, a data da transação, o tipo de entrada do razão, a origem do lançamento, a referência de transação, o código de análise da transação e a data da entrada.
  • o tipo de valor de transação usado em sua organização: moeda base, moeda de transação, moeda de reporte ou base 2, quarta moeda e valor memorando.
  • o código da moeda de transação, o valor da transação e o indicador de débito ou crédito.
  • o marcador de alocação, por exemplo, para incluir transações que já foram alocadas ou que fazem referência a um marcador de alocação específico.
Nota: Como alternativa aos critérios de seleção fornecidos no formulário Critérios de seleção para alocação de conta, é possível usar uma central de controle para selecionar transações para alocação. Consulte Selecionar transações para alocação via Central de Controle.

Após serem extraídas, as transações são exibidas no formulário Resultados da pesquisa - Alocação de conta. É possível classificar as transações para exibi-las em uma sequência diferente. Consulte Classificar transações para alocação.

É possível exibir o total das transações selecionadas em cada uma das moedas disponíveis. Consulte Exibir transações extraídas para alocação.

Contabilizações transitórias

Alocações de conta podem exibir transações transitórias e permanentes. As transitórias estão assim identificadas no campo Status da transação.