Vincular condições de pagamento às transações de lançamento
Uma transações de lançamento pode conter várias datas e detalhes de pagamento, por exemplo, data de vencimento, duas datas de desconto, porcentagens de desconto e até quatro datas de documento. Alguns ou todos esses detalhes do pagamento podem ser determinados pelas condições de pagamento referenciadas na transação. O código das condições de pagamento atribuído ao cliente ou fornecedor adequado é usado por default ou é possível inserir manualmente um código das condições de pagamento para a transação.
As condições de pagamento são definidas usando Condições de pagamento (PYT) e identificadas por um código das condições de pagamento. Elas consistem em um cabeçalho de pagamento que identifica as condições gerais de pagamento e uma série de detalhes das condições. Cada detalhe das condições de pagamento determina os termos individuais de liquidação que se aplicam a um determinado tipo de data de transação. Por exemplo, um detalhe da condição de pagamento poderá determinar a data de vencimento, ou seja, quando a fatura deve ser paga e, um outro, a primeira data de desconto e respectiva porcentagem disponível se a fatura for paga antes do vencimento.
As condições de pagamento que se aplicam a um fornecedor ou cliente são referenciadas na Configuração de fornecedores (SUS) e Configuração de clientes (CUS). Cada fornecedor está vinculado a uma conta de fornecedor/a pagar ou conta de terceiro e cada cliente a uma conta de cliente/a receber ou conta de terceiro. Isso significa que as condições de pagamento estão indiretamente vinculadas a uma conta do razão pelos detalhes dos fornecedores ou clientes.
Portanto, se uma transação de lançamento for inserida em uma conta de cliente/a receber, conta de fornecedor/a pagar ou em uma conta de terceiro, o sistema localizará os detalhes adequados do fornecedor ou cliente para obter as condições de pagamento. Essas regras das condições de pagamento serão usadas para calcular os detalhes das condições default de pagamento. Se as condições não estiverem vinculadas ao cliente ou ao fornecedor será possível inserir manualmente o código das condições de pagamento.
Um grupo de condições de pagamento também pode incluir um código de Pagamentos programados. Se incluir, quando as transações relevantes forem inseridas para as contas de cliente, fornecedor ou terceiro, serão divididas em parcelas com uma programação de datas de vencimento. Os termos específicos da programação são definidos em Configuração de pagamentos programados (SCH). Depois que a transação tiver sido dividida em parcelas, cada linha de parcela individual gerada ainda estará sujeita às condições de pagamento associadas ao cálculo de datas de documentos, de datas de desconto e de datas de juros.