Calcular impostos automaticamente
O recurso de cálculo automático de imposto do Financeiro pode identificar a parcela de imposto de uma transação e gerar as contabilizações adequadas nas contas identificadas em Detalhes de imposto (TXD). Além disso, o valor do imposto pode ser distribuído em duas contas de imposto e as contabilizações adequadas para retenção de imposto podem ser identificadas e geradas.
Consulte Compreender o recurso de cálculo automático de imposto.
Condições para o cálculo automático de impostos
Antes que qualquer cálculos automático de impostos seja executado em uma linha de transação, as seguintes condições devem ser atendidas:
- A dimensão de análise de imposto deve estar identificada em Configuração do razão (LES), no campo Dimensão de imposto
- A dimensão de análise de imposto deve estar identificada como um código de análise obrigatório nos tipos adequados de lançamentos em Tipos de lançamento (JNT)
- A opção Ativar imposto automático deve estar definida em Tipos de lançamento (JNT) para o tipo de lançamento
- O código de análise para a dimensão de análise de imposto deve ser inserido na linha de lançamento
- O código de análise inserido deve corresponder a um registro de detalhes de imposto que possui contas de entrada e saída de impostos, conforme definidas em Detalhes de imposto (TXD).
As transações geradas dessa maneira adquirem o mesmo número da linha de lançamento, com um sufixo de transação 'base', ou seja, a linha de transação que disparou os cálculos de imposto. Portanto, as linhas predefinidas em Predefinições de lançamento (JNP) não são afetadas pela adição de novas linhas ao lançamento.