Quais códigos de análise são necessários?

Cada transação de lançamento pode conter até dez códigos de análise. Alguns, ou todos, esses códigos podem ser predeterminados para uma transação de formas variadas ou podem ser inseridos manualmente.

Não há limite para a quantidade de dimensões de análise que podem ser criados no SunSystems. Somente dimensões de análise que foram vinculadas à entidade do razão em Estrutura de análise (ANS) podem ser referenciadas em transações do razão. Além disso, apenas dez delas podem ser inseridas em qualquer transação de lançamento.

Os Tipos de lançamento (JNT) identificam as dimensões de análise que se aplicam a um tipo específico de lançamento e apenas essas dimensões são solicitadas durante a Entrada do razão. Predefinições de lançamento (JNP) pode ser usada para predefinir códigos default para qualquer dessas dimensões para um tipo de lançamento.

Os requisitos de análise também podem ser definidos para contas específicas do razão em Plano de contas (COA). Essas dimensões de análise substituem as definidas para um tipo de lançamento. Como resultado, o sistema poderá solicitar a inserção de determinadas dimensões de análise em uma linha de transação e outras diferentes na próxima linha, dependendo do tipo de lançamento e dos requisitos do código de conta.

Nota: Se o Registro de ativos fixos estiver sendo usado uma transação de ativo for inserida, os requisitos do código de análise também serão determinados pelo subcódigo do ativo. Consulte Predefinir os códigos de análise de contabilização de ativo.

Inserir os códigos de análise

Se não houve predefinição de código, é possível inserir um código de análise válido para uma dimensão. Os códigos de análise são criados em Códigos de análise (ANC).

Não é possível inserir códigos que foram marcados com contabilização proibida nos Códigos de análise.

Se em Dimensões de análise (AND) o Método de validação estiver definido como Sem validação para uma dimensão específica, será possível inserir qualquer código.

Numeração de sequência

Números de sequência podem ser aplicados automaticamente a transações e são mantidos na dimensão de análise Dimensão das transações definida na Configuração do razão (LES). Se códigos de sequência de transação tiverem sido definidos em Sequências do razão (LEQ) e o campo Sequência atualizada estiver definido como Manual, o sistema solicitará o número de sequência. Insira um número na dimensão de análise associada aos números de sequência. Consulte Compreender a numeração de sequência do razão.