Como se determinam desconto e imposto inclusivos?

As condições de desconto para um fornecedor ou cliente são identificadas pelas condições de pagamento. As condições de pagamento são definidas em Condições de pagamento (PYT) e designadas ao fornecedor ou cliente em Fornecedores (SUS) ou Clientes (CUS).

As condições de pagamento atribuídas a um cliente ou fornecedor são usadas para calcular o pagamento e as condições de descontos das transações digitadas nas contas. Essas condições também podem ser digitadas ou alteradas manualmente nas transações.

As condições de pagamento podem determinar dois níveis de desconto. Estes são usados para calcular duas datas de vencimento de desconto e o valor de desconto disponível em cada data. As condições de desconto são vinculadas. As condições do primeiro desconto identificam o mais alto nível de desconto disponível. As condições do segundo desconto identificam um nível mais baixo de desconto que pode ser permitido após as condições do primeiro desconto terem expirado. As duas definições de condições de desconto são opcionais.

Cálculo do desconto devido

Há várias funções que calculam o desconto automaticamente: 'Pagamento bancário de fornecedor', 'Cobrança bancária de cliente', 'Alocação de conta', 'Alocação on-line' e 'Conciliação automática'.

Nota:  Os processos de conciliação não calcularão descontos se o Recurso de balanceamento de entrada/baixa contábil estiver ativado na 'Configuração de unidades de negócios'. Esse recurso desativa os cálculos de descontos automáticos.

Essas funções usam os detalhes de descontos existentes nas transações relevantes para testar se a transação é passível ou não de desconto e, se for, para calcular o montante de desconto oferecido.

Uma transação estará qualificada para o primeiro desconto se a data de desconto for válida ou se for anterior à data de processamento. A data de processamento data depende da função. Por exemplo, para 'Pagamento bancário de fornecedor', ela é a Data base para desconto digitada em 'Pagamento bancário de fornecedor'.

Nota:  É possível aplicar alguns dias de tolerância às datas de vencimento de desconto devido para tipos de lançamento e contas de cliente selecionados. Esse número de dias é somado à data do desconto calculado para estender a data de desconto devido. A tolerância é definida para um cliente em Clientes (CUS) e o tipo de lançamento é definido em Tipo de lançamento (JNT).

O valor do desconto é calculado multiplicando-se o valor da transação pelo primeiro percentual de desconto das condições de pagamento. Se a transação não estiver mais qualificada porque expirou a primeira data de desconto devido, a segunda data de desconto devido será verificada para determinar se o nível de desconto ainda está disponível. Em caso positivo, o valor do desconto será calculado usando-se o percentual do segundo desconto.

Imposto sobre desconto de liquidação

Quando calcula um desconto de liquidação, o sistema também pode, de forma opcional, calcular e registrar automaticamente os impostos incluídos no valor do desconto. Essa opção é definida nos campos Imposto sobre desconto de liquidação e Dimensão na seção 'Imposto' da guia Dimensões de sequência na Configuração do razão (LES) e também em Detalhes de imposto (TXD).

É possível especificar uma conta de imposto para registrar o imposto incluído em qualquer valor de desconto de liquidação. As contabilizações são feitas nessa conta para cada combinação de códigos de análise.