O que é um fornecedor?
Fornecedor é uma organização da qual são comprados mercadorias e serviços. O SunSystems faz uso de fornecedores em todo o seu ambiente. No Gerenciamento de Pedidos do SunSystems, é possível inserir pedidos de compra e faturas para fornecedores. No Financeiro, os fornecedores são usados indiretamente porque são vinculados a uma conta de fornecedor/a pagar ou de terceiro associada.
Muitas informações podem ser mantidas para cada fornecedor, e parte delas só será necessária se você estiver utilizando o Gerenciamento de Pedidos. Além dos detalhes predefinidos, um fornecedor poderá ter até dez códigos de análise. É possível usar esses códigos de análise para manter outras informações úteis. Por exemplo, você pode estabelecer uma dimensão de análise para registrar o código de grupo de produtos e identificar o tipo dos produtos vendidos pelo fornecedor. Uma conta de fornecedor/a pagar poderá ter até dez códigos de análise que, por sua vez, poderão ser totalmente diferentes dos dez códigos de análise de fornecedor.
Todos os detalhes relativos ao fornecedor são definidos em Fornecedores (SUS).
Vincular um fornecedor a uma conta do razão
Os fornecedores são vinculados a uma única conta de fornecedor/a pagar, ou a uma conta de cliente, no razão do Financeiro. Essa conta contém todas as contabilizações financeiras do fornecedor. Quando adicionar um novo fornecedor, você também poderá criar a conta de fornecedor/a pagar associada inserindo todos os detalhes do plano de contas.
Para poder participar de transações comerciais, o fornecedor deverá ter uma conta. Para isso, ele deverá sua própria conta ou ser vinculado a outro fornecedor tenha uma conta por meio do 'Código de remessa de fornecedor'. Isso possibilita que mais de um fornecedor seja vinculando à mesma conta de fornecedor/a pagar. Essa opção é usada para um fornecedor de vários escritórios, quando o fornecedor tem diversos locais ou escritórios, mas apenas um deles é um ponto central para onde são encaminhadas as remessas.
Fornecedores eventuais
Você não precisa criar um registro de fornecedor separado cada organização com a qual negocia. Por exemplo, você pode fazer uma única compra de uma organização de quem talvez nunca mais compre.
Em vez disso, você poderá definir um fornecedor eventual e inserir todas as faturas de fornecedores eventuais nesse registro de fornecedor único. Use o método de 'Pagamento único' para indicar que cada transação (fatura) deverá ser paga separadamente e faça referência ao endereço do fornecedor na transação.