Configurar a interface do razão

A 'Interface do razão (LIS)' é usada para configurar a geração de uma transação de lançamento de Gerenciamento de Pedidos do SunSystems para o Financeiro do SunSystems. Tipos diferentes de lançamento podem ser gerados pelo Gerenciamento de Pedidos e contabilizados no Financeiro para refletir fases de processamento e transações do Gerenciamento de Pedidos como, por exemplo, criação de um pedido de compra, recebimento de mercadoria, recebimento de fatura etc. Cada conjunto diferente de lançamentos de interface necessários é definido usando este formulário e o formulário de detalhes de linha, e identificado com um código de interface do razão.

O código de interface do razão é atribuído a uma determinada fase de processamento em um tipo de transação do Gerenciamento de Pedidos usando a função de configuração do tipo de transação relevante, por exemplo fases do tipo de compra, fases do tipo de venda, regras de encargo de custos adicionais e assim por diante.

A interface do razão é usada para definir os requisitos gerais de um determinado tipo de interface de lançamento. Isso inclui muitas opções de contabilização diferentes.

Uma série de linhas de detalhes é definida para a interface do razão, uma para cada linha de lançamento a ser gerada. Esses detalhes são definidos usando Configuração de detalhes de interface do razão.

Nota: ao processar as Interfaces do razão de estoque, se os itens forem recebidos no estoque, nesse caso as contabilizações são realizadas usando o indicador de débito/crédito especificado na Interface do razão (LIS). Se os itens saírem do estoque, então as contabilizações revertem o indicador de débito/crédito especificado na 'Interface do razão (LIS)'. A 'Interface do razão transacional' usa o indicador de débito/crédito, independente de ser uma linha de venda, movimento ou compra.

O formato de cada valor a ser transferido é identificado nos campos Tipo de valor de legenda de valor em Configuração de detalhes de legenda de valor.

  1. Especifique estas informações:
    Código de definição da interface do razão
    O código que identifica exclusivamente essa interface do razão. Ele é atribuído a um tipo de transação de Gerenciamento de Pedidos, para uma fase de processamento.
    Status
    O status.
    Módulo
    O módulo 'Gerenciamento de Pedidos' no qual os detalhes de transação devem fazer interface com o Financeiro. As opções são: 'Venda', 'Compra' e 'Estoque'.
    Descrição
    A descrição.
    Cabeçalho abreviado
    O cabeçalho abreviado.
    Código de busca
    O código de busca.
    Lote ou contabilização on-line

    O método usado para fazer interface das transações de lançamento com o Financeiro. As seguintes opções estão disponíveis:

    • On-line - contabiliza para o Financeiro ao mesmo tempo em que as transações são atualizadas no Gerenciamento de Pedidos.
    • Lote - isso gera um lote de transações de lançamento que deve ser contabilizado ao Financeiro como um passo separado. O filtro da central de controle 'Contabilização de lotes no razão (BPL)' é necessário para realizar a contabilização.
    • Default de definição de negócios - usa a seleção de 'Lote' ou 'On-line' realizada na configuração de negócios no módulo 'Gerenciamento de Pedidos'. Por exemplo, conforme definido no campo 'Lote' ou 'Contabilização on-line' em 'Gestão de venda (SBS)', Configuração de gestão de compra (PBS)', ou 'Gestão de estoque (IBS)'.
    Razão de destino

    O razão a ser atualizado no Financeiro, por exemplo, um razão de orçamento ou razão real. Os razões do Financeiro são identificados pelas letras A até K. O razão de destino deve ser definido como A para atualizar o razão real. Se a interface do razão for para os módulos 'Compra' ou 'Venda', será possível selecionar o razão real ou um razão do orçamento em Financeiro.

    Para interface do módulo 'Estoque', é necessário selecionar o razão real, ou seja, A.

    Para interface do módulo Compra com o razão de orçamento, é possível selecionar o razão de orçamento principal ou a razão de compromisso identificado na Configuração de unidade de negócios dependendo se o Controle de compromisso for ou não usado.

    Para ir da interface do módulo Vendas ao razão de orçamento, é possível selecionar apenas o razão de orçamento de receita esperada, definida na Configuração de unidade de negócios.

    Tipo de lançamento

    O tipo de lançamento a ser usado para os lançamentos gerados por esta 'Configuração de interface do razão'. O tipo de lançamento deve ter sido definido no Financeiro usando 'Tipos de lançamento (JNT)'. A interface ignora quaisquer predefinições de lançamento atribuídas ao tipo de lançamento.

    Assegure-se de que as ações de análise necessárias pelo tipo de lançamento corresponda aos que são transferidos do módulo 'Gerenciador de Pedidos'. Se estiver transferindo detalhes de ativo, a opção 'Inserir detalhes de ativo' deve ser definida para o tipo de lançamento.

    Quebra de resumo

    O nível em que as transações de Gerenciamento de Pedidos relevantes são resumidas para definir uma única linha de lançamento. As opções são:

    • Sem quebra - as contabilizações são resumidas.

      Nota:  Sem quebra é o default deste campo. Considere se isto será apropriado, por exemplo, em venda e compra, onde não for desejado o resumo das faturas.

      Quando as linhas de transação do razão forem criadas, elas serão consolidadas por default com a mesma base de comparação, ou seja, qualquer transação que tenha os mesmos detalhes e for contabilizada para a mesma conta. Isso não é controlado pela interface do razão mas é a configuração do sistema padrão. Se deseja evitar esse resumo, e para tornar estas linhas diferentes, consolide qualquer análise do razão em uma linha de transação e não em outra. Deste modo, as linhas são criadas de modo diferente e, portanto, contabilizadas como linhas de transação separadas.

    • Quebrar na ID de usuário
    • Quebrar no tipo de transação
    • Quebrar na referência/ID transação
    • Quebra no número de linha de transação

    É possível selecionar somente para resumo via ID de usuário ou 'Tipo de transação' se a interface for para:

    • O módulo 'Estoque'
    • O módulo 'Venda' ou 'Compra' contabilizando para um dos razões de orçamento (B a K).
    Tipo de valor da interface do razão

    Determina se a interface do razão irá transferir os valores das transações de Gerenciamento de Pedidos sendo processadas, os valores de custo de transações de cálculo de custo de recebimento e saída de estoque ou de transações importadas.

    Até quatro valores podem fazer interface com cada tipo de valor. Eles correspondem à moeda base, moeda de transação, moeda base 2 ou de reporte e valor de memorando nas transações do Financeiro. Não é possível fazer interface com os valores 4 e 5, disponível para transações somente do Financeiro.

    • Valores de transação - selecione esta opção para fazer a interface de valores selecionados nas transações. Os quatro valores de transação para interface são definidos nos campos 'Legenda de valor' em 'Configuração de detalhes de interface do razão'.
    • Custos de estoque - selecione esta opção para fazer interface dos valores de custo selecionados nas transações de cálculo de custo como, por exemplo, custo padrão, custo mais recente/real, custo de média ponderada etc. Os quatro custos para interface são determinados pelos campos Indicador de custo, Origem de custo, Código do tipo de custo e Código de definição de custo definido pelo usuário em 'Configuração de detalhes da interface do razão'.
    • Valores de importação de linha externa/de negócios - selecione esta opção para interface com valores de aplicativos externos.
  2. Salve as alterações.