Configurar um ativo
Um registro de ativo retém a informação estática sobre cada ativo. Ele contém também o valor bruto, o valor líquido de tabela e a depreciação acumulada do ativo. Cada registro de ativo é identificado por um código de ativo exclusivo.
A estrutura dos seus códigos de ativo é importante. Há muitas funções dentro do registro de ativo fixo que permitem que você escolha uma faixa de códigos de ativo, sendo útil se ativos semelhantes estiverem agrupados. Isso pode ser feito com classes de ativo, com análise de ativo, com códigos de ativo estruturados ou qualquer combinação dessas opções. Você pode escolher ter um tipo específico de ativo iniciando com um código específico. Por exemplo, os códigos de ativo podem ser iniciados com as letras 'CAR'. Isso pode auxiliar os relatórios e acelerar a identificação de ativos específicos. No entanto, se for necessário agrupar muitos ativos que compartilham atributos ou parâmetros de depreciação semelhantes, é recomendável usar classes de ativo, conforme descrito a seguir.
Em um ambiente multimoeda, os valores de ativo podem ser retidos em uma moeda de transação bem como a moeda base. Eles podem também ser mantidos na segunda base ou moeda de reporte da unidade de negócios, se a opção Ativos na Moeda base 2/reporte estiver definida em Configuração do razão (LES). A depreciação pode, portanto, ser calculada em diferentes moedas e usando diferentes esquemas de depreciação para atender aos requisitos de contabilidade locais.
Informações adicionais podem ser mantidas para cada ativo usando notas de ativos e predefinições de contabilização de ativo.
Você pode configurar orçamentos de ativo para manter avaliações diferentes para o ativo e aplicar métodos de depreciação diferentes para fins de orçamento, previsão e relatório. Por exemplo, talvez você deseje analisar o efeito da alteração do método de depreciação ou vida útil de um ativo ou manter uma avaliação de custo atual.
Usar classes de ativo
Use classes de ativo para agrupar ativos semelhantes que compartilham dados específicos, como método de depreciação, porcentagem e contas. Por exemplo, você pode criar uma classe de ativo 'VEH' para todos os veículos, supondo que os mesmos parâmetros de depreciação se aplicam a todos os tipos diferentes de veículos. Você pode criar qualquer número de classes de ativo Classe de ativo fixo (FAC) e atribuir a classe relevante à cada registro de ativo. Isso oferece dois benefícios importantes:
- Ao criar novos ativos que pertencem a uma classe de ativo, os campos de dados de ativo padrão da classe são copiados automaticamente para o registro de ativo sendo criado. Isso evita a necessidade de digitar repetidamente os mesmos dados para vários ativos, economizando tempo e reduzindo erros manuais.
- Ativos semelhantes que são agrupados por classe de ativo podem ser selecionados rapidamente para consultas ou relatórios e para processos de ativo como depreciação, alienação e assim por diante. De maneira semelhante, classificar ativos pode melhorar a leitura de relatórios, por exemplo, ao resumir por classe de ativo.
Analisar seus ativos
Um registro de ativo pode conter até dez códigos de dimensão de análise. Eles podem ser usados para analisar os ativos em dez categorias diferentes. Além disso, até dez outros códigos de dimensão de análise podem ser digitados em cada transação do razão contabilizada em um código de ativo. Os códigos de análise de transação podem ser predefinidos para um ativo usando subcódigos de predefinição de contabilização de ativo. Vários subcódigos de ativo podem ser definidos para um ativo para conter requisitos alternativos de código de análise de transação.
Registros de ativo (FAS)
O formulário Registros de ativo fixo contém o seguinte:
- Informações de cabeçalho
- Geral
- Análise
- Depreciação valor 1
- Depreciação valor 2
- Depreciação valor 3
- Notas do ativo
- Predefinições de contabilização de ativo.