O que são perfis de pagamento?

Use a opção Perfis de pagamento (PYP) para definir os critérios pelos quais as transações podem ser selecionadas para pagamento em Pagamento bancário de fornecedor (PYR) ou para recebimento em Cobrança bancária de cliente (PYC).

Nota:  As transações podem também ser selecionadas para pagamento através de uma Central de controle. Consulte a seção Iniciar o pagamento bancário de fornecedor da Central de controle na Ajuda/Guia de usuários financeiros.

Se os requisitos forem muito objetivos, talvez você precise apenas de um perfil de pagamento único para os pagamentos bancários de fornecedor, e de um outro perfil único para as cobranças bancárias de cliente. Esses perfis podem simplesmente selecionar todas as transações com vencimento até uma data selecionada, para todas as contas de clientes/a pagar, fornecedor/a receber e de terceiro.

No entanto, na prática, você provavelmente desenvolverá vários perfis de pagamento diferentes que selecionam transações usando critérios de seleção mais complexos. Há um grande número de parâmetros e critérios de seleção disponíveis em um perfil de pagamento que permitem selecionar exatamente as contas e as transações desejadas para pagamento. Dessa forma, você pode administrar e maximizar o fluxo de caixa.

Por exemplo, crie um perfil que inclua várias moedas, todas as quais são pagas de, ou para, o mesmo banco ou conta bancária. Um outro exemplo pode ser a criação de um conjunto de perfis que selecione as transações de acordo com a prioridade de conta, para selecionar fornecedores ou clientes de alta, média ou baixa prioridade em diferentes pagamentos bancários.

Uma outra vantagem de definir vários perfis de pagamento é que, ao usar Pagamento bancário de fornecedor ou Cobrança bancária de cliente para um perfil em particular, o arquivo de pagamentos resultante adquire um código exclusivo do perfil. Consulte O que é arquivo de pagamento?.

Quando você define um perfil de pagamento, pode escolher até cinco critérios de seleção a serem usados no tempo de execução. Por exemplo, insira uma faixa de contas a serem consideradas para pagamento no tempo de execução, em vez de definir uma faixa predefinida nos perfis.

Os perfis de pagamento são definidos usando Perfis de pagamento (PYP). O mesmo formulário é usado para definir os perfis de um Pagamento bancário de fornecedor e de uma Cobrança bancária de cliente. No entanto, uma das opções de perfil identifica se o perfil deverá ser usado para um Pagamento bancário de fornecedor ou uma Cobrança bancária de cliente.

Nota:  Faça referência a um perfil de pagamento em um tipo de lançamento, caso você queira sempre pagar as transações desse tipo de lançamento imediatamente após a contabilização do lançamento.