Geral

  1. Especifique estas informações:
    Código de predefinição do lançamento

    Se um código de predefinição do lançamento for inserido, ele fornecerá um vínculo para os detalhes de linha de lançamento padrão para esse tipo de lançamento. Clique em Predefinições de lançamento para revisar os detalhes de predefinição de lançamento ou definir uma nova predefinição de lançamento, usando Predefinições de lançamento (JNP).

    Nome do formulário

    Selecione um formulário de entrada do razão a ser usado para inserir esse tipo de lançamento. Esse formulário deve ter sido definido usando o Gerador de Formulários (FRD). Quando esse tipo de lançamento é selecionado em Entrada do razão (LEN), essa definição de formulário determina a aparência da tela de entrada. É necessário certificar-se de selecionar uma definição de formulário que ofereça suporte ao tipo de lançamento que estiver definindo. Por exemplo, se você estiver definindo um tipo de lançamento que necessite de detalhes de pagamento, será necessário selecionar um formulário que inclua esses campos. É recomendável criar um formulário separado para cada tipo de lançamento.

    Nota: Se nenhum formulário for selecionado, o usuário será solicitado a selecionar o formulário adequado durante a execução. Consulte Selecionar o formulário de entrada do razão para um tipo de lançamento na Ajuda/Guia de usuários financeiros.
    Descrição por linha

    Controla a entrada da descrição em cada linha do lançamento. Há três opções disponíveis:

    • descrição default - Substituição por referência: significa que você será solicitado a inserir uma nova descrição a cada vez que a referência de transação for alterada.
    • sem descrição default: significa que será obrigatório inserir uma nova descrição em cada linha do lançamento.
    • descrição default - substituição por linha: significa que há a opção de digitar uma descrição diferente em cada linha. Se uma descrição diferente não for inserida, o sistema usará o nome do lançamento como descrição default.
    Código de número de sequência

    Esse código é definido em Sequências do razão (LEQ) e identifica a sequência de numeração que será usada para sequenciar as transações. É possível digitar um código de número de sequência se desejar que o tipo de lançamento adicione um número de sequência a cada transação automaticamente. O número é inserido por meio de uma dimensão de análise especificada em Configuração do razão (LES) como a Dimensão de sequência de transação. Consulte Compreender a numeração de sequência do razão.

    É possível também consultar a seção Relatórios de impostos.

    Grupo de acesso a dados

    Um código de Grupo de acesso a dados pode ser usado para restringir o acesso a esse tipo de lançamento, para ou de um grupo de operadores específico. Se permissões de acesso não forem especificamente restringidas ou concedidas, esse tipo de lançamento estará disponível para todos os grupos de operadores.

    Marcador de alocação

    Essa opção é usada para definir automaticamente um marcador de alocação em transações do razão quando são contabilizados com esse tipo de lançamento. Deixe essa opção em branco ou escolha Sem alocação para deixar o marcador de alocação em branco se alocações predefinidas não forem necessárias. As seguintes opções de alocação estão disponíveis:

    • Marcadores de alocação 0 a 9 - selecione um desses para defini-lo automaticamente como o marcador de alocação em cada linha de lançamento contabilizada em uma conta de cliente, fornecedor ou terceiros. As linhas no lançamento que forem inseridas em outros tipos de contas, como contas de lucros e perdas, são contabilizadas sem um marcador de alocação. Isso ocorre porque os marcadores de alocação 0 a 9 são usados como parte do gerenciamento de cliente ou fornecedor e não são necessários em outros tipos de conta.
    • Forçar - se essa opção estiver definida como 'Forçar', cada linha de transação desse tipo de lançamento contabilizada para uma conta de cliente, fornecedor ou terceiros terá esse marcador de alocação atribuído para identificá-la como exigindo um pagamento ou cobrança forçado. As linhas no lançamento que forem inseridas em outros tipos de contas, como contas de lucros e perdas, são contabilizadas sem um marcador de alocação. Isso ocorre porque o marcador de alocação 'Forçar' é usado somente como parte do processo de pagamento ou cobrança em clientes, fornecedores e terceiros.
    • Reter - se essa opção estiver definida como Reter, cada linha de transação desse tipo de lançamento contabilizada para uma conta de cliente, fornecedor ou terceiros terá esse marcador de alocação atribuído para identificá-la como retida de Pagamento bancário de fornecedor ou Cobrança bancária de cliente.
    • Reconciliado - selecione essa opção para definir automaticamente o marcador de alocação como 'Reconciliado' em todas as linhas de transação quando o lançamento for contabilizado.

    Para obter uma explicação mais detalhada, consulte O que são marcadores de alocação? na Ajuda/Guia do usuário financeiro.

    Código de perfil de pagamento

    Se as transações inseridas para esse tipo de lançamento tiverem que ser pagas e alocadas imediatamente depois que o lançamento for contabilizado, selecione o código do perfil de pagamento que identifica o tipo de pagamento bancário de fornecedor a ser usado. Quando o lançamento for contabilizado, Pagamento bancário de fornecedor (PYR) será iniciado automaticamente e esse código de perfil de pagamento será selecionado.

    Tipo de depreciação do ativo

    Se esse tipo de lançamento tiver que ser usado para contabilizar manualmente os valores de depreciação de ativos fixos, use essa opção para selecionar se o tipo de lançamento destina-se a depreciação padrão, depreciação avançada ou depreciação reduzida. Caso contrário, deixe a opção definida como Padrão. Para obter mais informações, consulte Quais são os elementos de depreciação ampliada?.

    Venda de ativo

    Marque essa caixa de seleção se o tipo de lançamento se destinar para registrar vendas de ativos fixos. Se essa opção for definida, os lançamentos desse tipo de lançamento são contabilizados com a origem de lançamento FSALE.

    Nota: Não remova os dados estáticos de ativos, se os procedimentos de venda forem contabilizados após a alienação. A contabilização dos procedimentos de vendas de ativos não precisa conter um Marcador de ativo.
    Código da classe do lançamento

    Se a numeração de comprovante estiver sendo usada, as transações de lançamento serão contabilizadas com um número de comprovante que compreende vários campos, incluindo a classe de lançamento. Cara classe de lançamento usada define uma sequência diferente de numeração do comprovante.

    Selecione um código de classe do lançamento para que, quando um lançamento for contabilizado com esse tipo de lançamento, a classe seja implícita. A classe de lançamento será usada para incrementar a sequência de número de comprovante adequada de atribuir o número de comprovante correto à transação de lançamento.

    Para usar essa opção, as classes de lançamento já devem estar definidas usando Configuração de classes de lançamento (JNC). Numeração de comprovante deve estar definido como Opcional ou Obrigatório em Configuração do razão (LES)?. Se estiver definido como Obrigatório, não será possível deixar essa opção em branco.

    Tipo de taxa de moeda

    É possível usar 'Tipos de taxa de moeda' em tipos de lançamento específicos de modo que, quando um lançamento seja contabilizado ou importado usando esse tipo de lançamento, a taxa de moeda selecionada seja usada automaticamente.

    Selecione um Tipo de taxa de moeda na lista. Se ele não for especificado, o tipo de taxa Default será usado.

    Reverter próximo período

    Essa opção é definida em lançamentos de provisão ou pré-pagamento. Cada linha de transação é contabilizada duas vezes. É contabilizada no período selecionado em Entrada do razão (LEN) e revertida para o período seguinte.

    Criar sem pausa

    Quando essa opção estiver selecionada, Entrada do razão solicitará automaticamente que seja digitada a próxima linha de lançamento, uma vez que uma linha tenha sido concluída. Isso significa que não é necessário usar a opção Nova linha.

    Se as predefinições de lançamento estiverem em uso, esse procedimento irá parar quando a linha predefinida final tiver sido inserida.

    Ignorar antiguidade/descontos

    Essa opção é definida para tipos de lançamentos, como pagamentos em dinheiro ou recebimentos em dinheiro, que têm 'vencimento' imediato, em vez de após um número de crédito de dias especificado nas condições de pagamento. Se essa opção for definida, a data de vencimento será definida automaticamente como a data de transação e as datas de desconto serão ignoradas.

    Isso afeta o Pagamento bancário de fornecedor (PYR) e Cobrança bancária do cliente (PYC) e onde esses pagamentos são mostrados nos relatórios 'Análise de antiguidade'. Isso também impede que o desconto de liquidação seja calculado em Pagamento bancário de fornecedor ou Cobrança bancária do cliente em transações sendo contabilizadas usando esse lançamento.

    Excluir da reavaliação

    Essa opção exclui contabilizações desse tipo de lançamento do processamento de Reavaliação do razão (LER). Se desejar somente excluir da execução do balanço da reavaliação do razão, não selecione essa opção, mas assegure-se de que a opção Suspender regras de contabilização esteja selecionada no formulário Tipos de lançamento - Substituição de contabilizações (JTX).

    Nota: A opção Excluir da reavaliação funciona com a marcação de transações que são contabilizadas com essa opção definida para serem excluídas da Reavaliação do razão. Alterar essa opção não afeta transações de maneira retroativa.
    Ignorar tolerâncias de taxas de valor

    Tolerâncias de taxa de moeda podem ser definidas para cada taxa de moeda para verificar que taxas de conversão realistas sejam inseridas ou calculadas. Se a opção de substituição for selecionada aqui, qualquer configuração de tolerância de taxa para a taxa de moeda inserida no lançamento será substituída pelas configurações de tolerância de taxa global em Configuração do razão (LES). Consulte O que é verificação de tolerância de taxa? na Ajuda/Guia do Administrador de Unidades de Negócios.

    Permitir pagamentos programados

    A função Pagamentos programados permite que as linhas de transação sejam automaticamente divididas de acordo com a programação de porcentagens e as informações de data que você configura e atribui a um cliente ou fornecedor. Defina essa opção para permitir que transações com esse tipo de lançamento sejam divididas usando pagamentos programados.

    Incluir na retenção de imposto

    A opção 'Incluir na retenção de imposto' está disponível para os regulamentos de impostos obrigatórios na Argentina. É possível selecionar tipos de lançamentos, de modo que a nota de crédito relacionada seja selecionada e outras transações sejam excluídas na soma das faturas e notas de crédito dos 12 meses anteriores.

  2. Salve as alterações.