Usar Tolerâncias na conciliação de fatura de compra

As tolerâncias podem ser usadas no processo de conciliação de fatura de compra. Ou seja, é possível definir se as linhas de fatura de compra devem estar exatamente conciliadas às linhas de pedido de compra ou podem estar dentro de uma tolerância especificada. Estas tolerâncias são definidas nas Permissões diversas do operador no Console de Segurança ou no Gerenciador de Usuários e o valor usado para conciliação é definido no Tipo de compra. Se nenhuma tolerância for definida, as linhas serão conciliadas por quantidade.

Exemplo

O exemplo a seguir mostra como as tolerâncias são aplicadas e quais mensagens são exibidas:

  1. A porcentagem do valor de tolerância em 'Permissões diversas' é definida como 10% e um pedido de compra é criado para 1.000 GBP.
  2. Uma fatura é criada para 600 GBP e conciliada para o pedido de compra.
  3. Uma mensagem de aviso é exibida informando que o valor da fatura está abaixo da porcentagem de tolerância permitida e pergunta se você deseja continuar a conciliar a fatura. Se selecionar 'Sim', a conciliação é processada. O pedido de compra não é fechado no final do processamento da fatura.
  4. Uma segunda fatura é criada. Estes exemplos mostram como o montante determina o resultado:
  • Uma segunda fatura é criada para 400 GBP. Ou seja, o total da primeira e da segunda fatura equivale ao pedido de compra.

    A conciliação é processada e nenhuma mensagem adicional é exibida. O pedido de compra é fechado no final do processamento da fatura.

  • Uma segunda fatura é criada para 100 GBP. Ou seja, o total da primeira e da segunda fatura ainda está abaixo da tolerância permitida.

    Uma mensagem de aviso é exibida informando que o valor da fatura está abaixo da porcentagem de tolerância permitida e pergunta se você deseja continuar a conciliar a fatura. Se selecionar 'Sim', a conciliação é processada. O pedido de compra não é fechado no final do processamento da fatura.

  • Uma segunda fatura é criada para 350 GBP. Ou seja, o total da primeira e da segunda fatura está abaixo do valor do pedido, mas dentro da tolerância permitida.

    O processo de conciliação continua, mas uma mensagem de não conciliação é exibida permitindo que você decida se o pedido será ou não fechado no final do processamento de fatura.

  • Uma segunda fatura é criada para 450 GBP. Ou seja, o total da primeira e da segunda fatura está acima do valor do pedido, mas dentro da tolerância permitida.

    O processo de conciliação continua, mas uma mensagem de não conciliação é exibida permitindo que você decida se a fatura será ou não fechada no final do processamento de pedido.

  • Uma segunda fatura é criada para 550 GBP. Ou seja, o total da primeira e da segunda fatura está acima do valor do pedido, e fora da tolerância permitida.

    Uma mensagem de erro é exibida, informando que a linha de fatura não pode ser conciliada à linha de pedido, pois está acima da tolerância permitida. A conciliação não pode continuar.

Nota:  Este exemplo usa a porcentagem do valor de tolerância, mas os mesmos princípios são aplicados usando a porcentagem de quantidade de tolerância ou valor de tolerância.