Configurar relatórios de impostos definidos pelo usuário

O Relatório de impostos (TXR) usa os recursos do SunSystems a seguir para gerar relatórios padrão de impostos fornecidos com o sistema:

  • Formatos de documentos para identificar os relatórios de impostos
  • Filtros para extrair as transações brutas, líquidas ou de impostos, para o relatório
  • Conjunto de regras para distinguir entre transações brutas, líquidas e de impostos.

Use o Gerador de relatórios para definir seus próprios relatórios. É necessário considerar como o relatório identifica, extrai e analisa as transações adequadas relacionadas a impostos.

É necessário definir:

  • O relatório usando o Gerador de relatórios.
  • Um formato de documento para relatório usando Formato de documento (DFS).
  • Os filtros de impostos necessários para extrair as transações para o relatório usando Gerador de Filtros (FLD).
  • Quaisquer formulários de entrada de critérios de seleção definidos pelo usuário para oferecer suporte aos filtros de impostos, usando o Gerador de Formulários (FRD).
  • Quaisquer regras de negócio necessárias para analisar as transações usando Regras de negócios.

Definir os Filtros

É recomendável usar filtros para extrair as transações para o relatório de impostos. É possível usar mais de um filtro para selecionar as transações necessárias.

os relatórios padrão de impostos usam um único filtro para extrair um só tipo de transação, bruta, líquida ou de imposto. O recurso de Contrapartida de formato de documento é usado para extrair os outros dois tipos de transação.

É possível definir três filtros separados para extrair as transações brutas, líquidas, e de impostos, independentemente. Nesse caso, os três filtros devem estar vinculados ao formato de documento de relatório de imposto, em Formato de documento (DFS) e a opção Contrapartida não seria definida.

Cada filtro é executado separadamente e exibe a transação selecionada em uma central de controle. À medida que o usuário seleciona as transações que deseja incluir no relatório, elas serão adicionadas a uma tabela de interface separada até que o relatório seja produzido.

Depois que o usuário tiver selecionado as transações usando todos os filtros, o número total de transações retidas numa tabela de interface será exibido e o usuário poderá escolher gerar o relatório.

Definir as regras de negócios

Os relatórios padrão de impostos analisam as transações selecionadas em três colunas de valor do relatório: bruto, líquido e de impostos, com base no indicador 'Bruto/Líquido/de Imposto' disponível para cada transação mantida na tabela da interface.

O indicador 'Bruto/Líquido/de Imposto' de cada transação é definido por uma regra de negócio que deve ser estipulada para fins de relatório de impostos. Você deverá definir as regras de negócio para configurar este indicador 'Bruto/Líquido/de Imposto' de acordo com os requisitos do seu próprio relatório. Para obter informações sobre como os relatórios padrão de impostos do SunSystems usam esse indicador, consulte Configurar os relatórios padrão de impostos.

Classificações de transação definidas pelo usuário

Além do indicador 'Bruto/Líquido/de Imposto', cada transação na tabela da interface contém uma classificação adicional com dez campos de código. Cada código de classificação pode conter até 15 caracteres.

Use esses códigos para analisar as transações de relatórios de impostos de maneiras diferentes. É necessário definir as regras de negócios para configurar esses códigos e usar o Gerenciador de Relatórios (RMA) para analisar e emitir relatórios sobre as transações.

Por exemplo, para gerar um relatório que separa o valor líquido em colunas diferentes, dependendo do tipo da taxa de imposto. Nesse caso, será possível usar o código 1 de classificação para agrupar suas taxas de imposto, conforme necessário. Por exemplo, agrupar transações de acordo com os códigos de impostos V04, V07 e V16 como 'Taxas padrão', transações com os códigos de impostos A04, A07 e A16 como 'Taxas de fornecimento automático' e transações com código de alíquota VEX como 'Taxas de exportação'. Será possível então definir um relatório que imprime colunas separadas para valor bruto e de impostos, com base no indicador 'Bruto/Líquido/de Imposto' e colunas extras para cada tipo diferente de total líquido, dependendo do indicador 'Bruto/Líquido/de Imposto' e valores do campo 'Código 1 de classificação'.