Conhecer o relatório de impostos
O Relatório de impostos do Financeiro oferece um mecanismo versátil para a emissão de relatórios sobre transações de impostos e dos respectivos valores brutos e líquidos “tributáveis”.
O Relatório de impostos (TXR) permite a emissão de relatórios de impostos em vários formatos, dependendo dos relatórios definidos pelo Gerador de Origem de Dados.
Dois modelos de relatórios de impostos são fornecidos como padrão com o Financeiro:
- Relatório dos detalhes da listagem de impostos' (Formato de documento TL 1) - analisa as transações de impostos por referência de transação, por exemplo, pelo número da fatura. Cada referência de transação é impressa em uma única linha contendo os valores bruto/líquido e do imposto.
- Relatório de resumo da listagem de impostos (Formato de documento TL 2) - analisa as transações de impostos de acordo com o código da conta na qual foi contabilizado o valor tributável bruto, normalmente nas contas de clientes, fornecedores e de clientes/fornecedores. Para cada conta ele identifica os valores bruto/líquido e do imposto.
Selecionar transações de relatório de impostos
Os relatórios padrão de impostos do Financeiro emitem relatórios de transações selecionadas de acordo com seus critérios de seleção. Os critérios de seleção são determinados pelos filtros de impostos associados ao formato do documento do relatório de impostos.
Os relatórios padrão de impostos usam um único filtro de imposto que é atribuído ao formato do documento em Formatos de documento (DFS).
O filtro de imposto é definido usando o Gerador de Filtros (FLD) e determina o tipo de transações e dos detalhes de transações a serem extraídas para os relatórios de impostos.
Para os relatórios padrão de impostos, o filtro de impostos extrai transações relacionadas ao valor bruto, líquido, ou de impostos, dependendo da faixa de códigos de conta selecionados. O relatório de impostos usa o recurso de seleção de formato de documento Contrapartida para extrair as respectivas transações de valor bruto, líquido ou de impostos.
Por exemplo, se uma faixa de códigos de contas de impostos for inserida como a seleção de filtro do código da conta para extrair as transações de impostos, o recurso Contrapartida extrai as respectivas transações de valor bruto e líquido, automaticamente. Ele usa a referência de transação de lançamento em cada transação de impostos para recuperar as transações relevantes de valor bruto e líquido.
como alternativa, é possível usar vários filtros para recuperar as transações de valor bruto, líquido e de impostos separadamente, e para definir um relatório que analise essas transações.
Separar as transações brutas, líquidas e de impostos
Uma vez extraídas todas as transações brutas, líquidas e de impostos, os relatórios de impostos resumem esses grupos de transações relacionadas por conta ou por referência de transação, dependendo do tipo de relatório de impostos que estiver executando.
Analisar impostos
Os relatórios de impostos usam códigos de impostos nas transações de impostos para determinar o tipo de imposto que foi calculado. Esses códigos de impostos são os códigos de análise definidos para a Dimensão de imposto identificada em Configuração do razão (LES). A taxa de imposto associada a cada código de imposto é definida em Detalhes de impostos (TXD). Consulte Compreender o recurso de cálculo automático de imposto.
Imprimir e contabilizar transações transitórias
Os Relatórios de impostos podem, opcionalmente, incluir transações transitórias. O filtro de imposto fornecido com os relatórios padrão de impostos permite incluir ou excluir transações transitórias.
Se transações transitórias forem incluídas, o Relatório de impostos poderá, como opção, contabilizar essas transações como permanentes no razão, como parte do processo de geração do relatório. Para contabilizar transações, é preciso definir a opção relatório de Impressão final no formulário de solicitação de impressão de formato de documento.